terça-feira, 9 de abril de 2013

GUY DEBORD




A Biblioteca Nacional de França - François Mitterrand apresenta, até 13 de Julho, a exposição "Guy Debord. Un art de la guerre", sobre a obra do fundador da Internacional Situacionista.

Recordemos que em 2011, a viúva de Guy Debord vendeu à Biblioteca Nacional, por um milhão de euros, os arquivos do escritor, cineasta e revolucionário francês, agora expostos ao público.

Autor de vários filmes e de numerosos livros, entre os quais La Société du spectacle, Guy Debord (1931-1994) foi também autor de vasta correspondência, traduções, canções, etc., enfim, uma personagem que marcou indelevelmente o panorama cultural francês da segunda metade do século passado.


Transcrevemos a tese 9 do capítulo I do livro acima referido:

"Dans le monde réellement renversé, le vrai est un moment du faux".

Proveniente de uma fórmula de Hegel, n'A Fenomenologia do Espírito (O falso é um momento do verdadeiro), a inversão de Debord foi um traço de génio, método aliás aplicado na construção do seu pensamento.

Todos os livros de Guy Debord, bem como os textos inéditos, foram reunidos num volume de OEuvres, Gallimard, colecção "Quarto", em 2006.

Sem comentários: