domingo, 25 de dezembro de 2011

MAIS UM INCÊNDIO


Esta madrugada deflagrou mais um incêndio, num prédio abandonado, em plenas "avenidas novas". O incêndio alastrou a outros dois edifícios, que tiveram de ser evacuados, em plena noite de Natal. Segundo a VISÃO, a traseira do edifício ruiu e a fachada ameaça desmoronar-se.

Sucedem-se em Lisboa os incêndios (ao que tudo indica devido a fogo posto) em edifícios devolutos. Que não só acabam em perigosa derrocada como ameaçam, e a maior parte das vezes comprometem, a segurança dos edifícios (ainda habitados) vizinhos. Como consequência, proliferam os cortes de ruas, que se prolongam por meses. E os locatários adjacentes perdem as suas habitações, os seus haveres e mesmo a sua vida.

Que faz a Câmara Municipal de Lisboa para travar este ciclo infernal, donde não está ausente, bem pelo contrário, a especulação imobiliária? NADA, que se saiba. Aliás, não se vislumbra por parte da actual vereação da Câmara qualquer medida não só para prevenir e impedir estes actos pirómanos, como para ordenar racionalmente o trânsito, planificar correctamente a cidade, evitar a destruição dos espaços verdes que ainda restam, obstar à desertificação do centro da Cidade, e mais não escrevo porque a lista não teria fim.

Podemos hoje constatar que a actual Câmara da Capital é a pior de todas as más Câmaras que se sucederam desde o 25 de Abril. Azar dos Lisboetas e de todos os portugueses que se deslocam a Lisboa.

Ainda tenho saudades do engº Santos e Castro que foi presidente da edilidade em plena Ditadura e que construiu um utilíssimo viaduto sobre a linha férrea, em Alcântara. Construiu-o com carácter provisório para ser substituído mais tarde por uma infraestrutura definitiva. Ainda hoje lá está, e serve diariamente milhares de portugueses. Agora, só vejo os edis discutirem o chão do Terreiro do Paço, talvez para eles a primeira prioridade da cidade. Podiam ir brincar com as tias deles.

1 comentário:

Anónimo disse...

... e não só com as tias deles mas com toda a restante famelga até à quinta geração.
Estamos fartos deles. A cidade está uma merda, um nojo! Aquele Terreiro do Paço, à noite, é de meter medo tal é a escuridão. O mesmo sucede com o Rossio, a iluminação é absolutamente sinistra. Estamos entregues aos mais miseráveis edis que alguma vez se viram.
Morte a eles!!!!!!!!!!!!!!!!
Marquis