terça-feira, 10 de setembro de 2019

SALÓNICA XXVIII - IGREJA DE SOTIROS




A Igreja de Sotiros (Ναός του Σωτήρος), isto é, do Salvador, é uma capela bizantina do século XIV, situada na Avenida Egnatia, próximo do Arco de Galério. Também é conhecida como Igreja da Metamorfose do Salvador.


As investigações realizadas aquando do restauro (a capela fora gravemente danificada pelo terramoto de 1978) revelaram que o templo fora inicialmente dedicado à Virgem Maria, no tempo dos Paleólogos. Foi encontrado nas pesquisas um relicário contendo duas inscrições relativas a essa consagração, o que contradiz a visão geralmente aceite pelos eruditos que identificavam a igreja com o monydrion de Kir Kiros, mencionado no chrysobull do imperador João V, que está hoje no Mosteiro de Vatopedi.


Outros estudiosos pretendem que este monydrion fosse a capela de um maior complexo monástico, que identificam com o Mosteiro de Kir Joel.


Os trabalhos de restauro revelaram uma forma arquitectónica rara e foram encontrados dois túmulos, o que sugere que a sua estrutura poderia ser a de um monumento funerário. Uma moeda encontrada nas escavações aponta para 1350 a data da construção.


Esta igreja nunca foi convertida em mesquita durante a ocupação otomana, talvez pelo facto das suas reduzidas dimensões.


As pinturas das paredes estão distribuídas por três zonas. Oito profetas estão pintados entre as janelas da abóbada e no cimo desta pode ver-se a ascensão de Cristo, ladeado pelos anjos e contemplada pela Virgem e os Apóstolos. Nas paredes existem imagens relativas a temas litúrgicos. Estes frescos são contemporâneos da edificação da igreja.

Sem comentários: