quinta-feira, 19 de setembro de 2019

A LOUCURA DO POLITICAMENTE CORRECTO




O "politicamente correcto" surgido há anos especialmente nos Estados Unidos tem-se revelado uma nova forma de censura, dir-se-ia mesmo de ditadura, em países supostamente democráticos, ultrapassando os limites do mais elementar bom-senso e mesmo da racionalidade.

Todos os dias chegam ao nosso conhecimento afirmações e factos que pelo seu radicalismo desafiam o que ainda resta de sensatez no género humano e provocam reacções exactamente contrárias às intenções pretendidas (?) pelos seus autores.

Acontece que o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, se mascarou em 2001 - há 18 anos - numa festa, vestindo-se de Aladino e pintando a cara de castanho. Uma fotografia do evento, tinha então Trudeau 29 anos, foi agora publicada pela revista "Time" e desencadeou uma onda de críticas, nomeadamente do seu opositor nas próximas eleições do país. Considerada uma atitude racista, Trudeau sentiu-se obrigado a apresentar desculpas públicas pelo facto.

Ora não só os conceitos há 18 anos eram muito diferentes dos actuais, como pintar a cara para simular um indivíduo negro, sem qualquer pretensão ofensiva, nada é de condenável, a não ser nos critérios puritanos dos novos arautos do politicamente correcto, cujas atitudes começam a configurar práticas totalitárias.

A seguirmos esta corrente, pergunta-se como poderão no futuro ser apresentadas óperas e peças de teatro que ponham em cena personagens cuja pele seja escura e onde a diferença de cor seja imprescindível para a compreensão da obra.

A única censura que se poderá fazer a Trudeau é que Aladino, supostamente árabe, personagem d'As Mil e Uma Noites, teria uma pele "branca", quando muito tostada pelo Sol, pois as pessoas do Médio Oriente não são negras.

Até onde chegará a insanidade do politicamente correcto? Melhor fora que se debruçassem sobre os assuntos que realmente importam ao mundo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Entristece-me que todo este "drama" resultar da "pele pintada" e não da IGNORÂNCIA de que os árabes não são negros, por parte do próprio, dos que comentam e restante companhia .....

Assim vão os tempos!

Anónimo disse...

também acho. Mas acho que estes "ataques" são consequência do baixo nível intelectual que circula nos "Passos Perdidos do Mundo"