domingo, 15 de setembro de 2019

SALÓNICA XXIX - BEY HAMAM



O Bey Hamam, também conhecido por "Banhos do Paraíso", é um edifício de banhos turcos situado na Avenida Egnatia, a leste da Igreja de Panagia Chalkeon.


Construído pelo sultão Murat II, entre 1436 e 1444, foi o primeiro e o mais importante hammam edificado em Salónica e o único que ainda permanece de pé. No local teriam existido anteriormente banhos públicos, no tempo do Império Romano.


Estes Banhos tinham uma parte reservada a homens e outra a mulheres. Cada uma delas compreendia três secções: um quarto frio, um quarto tépido e um quarto quente.


A parte masculina incluía uma grande sala octogonal fria, com uma galeria suportada por colunas, arcadas com janelas  e uma cúpula pintada. Seguia-se uma sala tépida, também octogonal, com uma cúpula com occuli e uma série de pinturas de plantas. Finalmente, passava-se ao complexo das salas quentes, de estrutura cruciforme, com uma mesa de massagem no centro. Oito pequenas salas tépidas e quentes existiam neste espaço e encontravam-se equipadas com bacias e bancos de mármore.


Anexo ao edifício existia uma cisterna para fornecimento de água e uma caldeira para aquecimento da mesma, depois convertida em vapor.


Os banhos continuaram a ser utilizados, com o nome de Banhos do Paraíso, até 1968, isto é, mais de meio século depois de os otomanos terem sido expulsos de Salónica, o que demonstra a afeição do povo grego a este tipo de "ritual" muçulmano. Nessa data, os Banhos transitaram para os serviços arqueológicos da cidade. O terramoto de 1978 danificou o edifício que foi posteriormente restaurado e é hoje utilizado para a realização de exposições e eventos culturais.


Sem comentários: