quarta-feira, 17 de julho de 2019

RHODES V - AS MESQUITAS


Mesquita de Solimão

Durante séculos a ilha de Rhodes pertenceu ao Império Bizantino. Após algumas situações um pouco confusas, passou a ser património da Ordem dos Cavaleiros de São João de Jerusalém que, no século XIV, aí instalaram a sua sede. No século XVI a ilha seria conquistada pelo sultão otomano Solimão, permanecendo em poder dos turcos até ao século XX.

Mesquita de Solimão

É por isso natural que existam mesquitas em Rhodes. Algumas construídas de raiz, outras que ocuparam espaço de igrejas cristãs e foram posteriormente desafectadas do culto muçulmano, aquando do fim do domínio da Sublime Porta.

Mesquta de Solimão

Consegui identificar algumas das mesquitas de Rhodes, mas só numa tive possibilidade de entrar. Parece que há duas que abrem em dias especiais para festas dos muçulmanos ainda residentes na ilha, estando as restantes encerradas e em péssimo estado de conservação. Sendo monumentos que representam quinhentos anos de história, lamenta-se que, para lá da diversidade de crenças e de alguma animosidade prevalecente, este património não seja devidamente cuidado, inclusive para fins turísticos.

Mesquita de Solimão

A mesquita mais importante é a de Solimão (Suleymaniye Camii), construída após a conquista da ilha e que recebeu o nome do sultão em comemoração do facto. Encontra-se situada na Rua Orfeos e foi reconstruída em 1808.

Mesquita de Sultan Mustafa
Idem
Yeni Hammam
Idem

A mesquita de Sultan Mustafa está situada na Praça Arionos e tem ao lado o edifício dos banhos públicos (Yeni Hammam), que foi primitivamente uma capela franciscana. Foi construída em 1758 pelo Sultão Mustafa III. Os minaretes foram demolidos e é hoje usada para cerimónias de casamento dos turcos da ilha.

Mesquita de Mehemet Agha

A mesquita de Mehemet Agha encontra-se no cimo de um edifício, a meio da Rua Sócrates. obliquamente em relação à rua, por causa da orientação para Meca. Possui um minarete de madeira e uma varanda no telhado.

Mesquita de Ibrahim Pasha
Idem
Idem
Idem
Idem

A mesquita de Ibrahim Pasha, na Praça de Platão, data de 1531, mantém-se em funções e foi a única que pude visitar.

Mesquita de Sindrivan
Idem

A mesquita de Sindrivan está também situada na Rua Sócrates, sobre um edifício, no caminho para a Porta da Marinha. Presume-se que foi construída em 1888. Terá existido anteriormente no local, no tempo dos Cavaleiros, uma igreja dedicada a São Sebastião. Foi encomendada por Sinan Bey e encontra-se num andar.

Mesquita de Recep Pasha

A mesquita Recep Pasha encontra-se na Praça Dorieos e terá sido encomendada pelo titular em 1588, segundo uma inscrição existente no local. Tem adjacente uma fonte onde os muçulmanos faziam as suas abluções.

Mesquita de Murat Reis
Idem

A mesquita de Murat Reis é uma das mais antigas da ilha. Construída fora das muralhas, próximo do actual Teatro Nacional, está rodeada de jardins e de um cemitério. Aí está sepultado o titular, que foi um dos mais importantes comandantes navais do Império Otomano.

Biblioteca Muçulmana
Idem
Idem
Idem
Idem
Idem
Idem
Idem
Idem
Idem

A Biblioteca Muçulmana foi fundada em 1793 por Hafiz Ahmet Agha, está situada em frente à mesquita de Solimão e encontra-se devidamente preservada. Possui uma importante colecção de manuscritos turcos, árabes e persas, narrando especialmente o cerco e a conquista da ilha. A primeira sala está aberta ao público.

A indicação de algumas datas é aproximada, dependendo das fontes consultadas.

Sem comentários: