domingo, 7 de julho de 2019

RHODES IV - IGREJA PANAGIA TOU KASTROU




A Igreja Panagia Tou Kastrou (da Virgem do Castelo) era a catedral bizantina de Rhodes, cuja arquitectura remonta ao século XI. Era uma igreja em forma de cruz grega e o colapso da sua abóbada deve ter ocorrido aquando do terramoto de 1303.


Depois da conquista da ilha pelos Cavaleiros, entre 1322 e 1334,  foi transformada na sede da recém-criada Arquidiocese  Romano Católica, uma basílica com três naves de que ainda sobrevivem alguns murais da época.


No período otomano (1523-1912) o edifício foi transformado em mesquita, com a denominação de Kanturi (?) Djami. Foi acrescentado um minarete e construído interiormente um mihrab. A Administração Italiana do Dodecaneso (1912-1943) desmantelou os elementos muçulmanos com a intenção de fazer reviver o carácter Hospitalário da cidade.


O terramoto de 1957 danificou o monumento que foi reparado pelos serviços arqueológicos e foram depois realizadas escavações para tentar reconstituir o original. Numa fonte anexa foram encontradas numerosas moedas que permitiram datar a construção da igreja no século XI.


O edifício foi largamente reparado no fim dos anos 70 do século passado e aberto ao público, acolhendo hoje recitais de música clássica e exposições de pintura.

Sem comentários: