sexta-feira, 10 de novembro de 2017

PIERINO DA VINCI




São raros os livros dedicados a Pierino da Vinci, um artista relativamente pouco conhecido, que nasceu em Vinci, cerca de 1530 e morreu em Pisa, apenas com 23 anos, em 1554.

Sobrinho do grande Leonardo da Vinci, o pai colocou-o junto de Baccio Bandinelli, apenas com doze anos, como aliás era hábito na altura, para aprender a arte do desenho. Mais tarde, tornou-se discípulo de Niccolò Tribolo e chegou a trabalhar com Miguel Ângelo.

Tendo nascido doze anos depois da morte do tio, não lhe foi alheia a inspiração familiar e iniciou muito cedo uma carreira, que prometia ser brilhante não tivesse ele morrido tão jovem, vítima de malária.



Típico jovem do Renascimento, de compleição franzina mas muito belo, diz-se que foi uma das grandes paixões do célebre Bronzino, cerca de 30 anos mais velho. Mas as relações com consideráveis diferenças de idade eram quase uma norma na época.

Fontana di Ercole

O seu primeiro trabalho foram os putti que decoram a famosa Fontana di Ercole, na Villa di Castello, em Florença, um monumento da autoria de Tribolo.

Deus fluvial

Não sendo vasta a sua obra, é notável o seu Deus Fluvial, que se encontra no Museu do Louvre, em Paris, ou o grupo Sansone e il Filisteo, que figura no Palazzo Vecchio, em Florença, ou ainda Pan e Olimpo ou La morte del conte Ugolino, ambos também em Florença, no Museu Nacional do Bargello.

Sansone e il Filisteo

A informação que possuímos a seu respeito, e de muitos dos seus contemporâneos, deve-se à obra de um artista do tempo, Giorgio Vasari (1511-1574), autor de Le Vite de' più eccelenti pittori, scultori e architettori, todavia pouco rigorosa, já que mistura factos reais com outros fruto da sua imaginação ou ainda dando crédito a lendas da época.

Pan e Olimpo

Uma das obras mais recentes e concisas sobre este precoce sobrinho do grande mestre, e donde extraímos as imagens, é Pierino da Vinci - Profilo interpretativo, de Mino Rosi, publicada em 2000. Existe um outro livro, Pierino da Vinci (Beiträge zur Kunstgeschichte des Mittelalters und der Renaissance), de Britta Kusch-Arnhold, que foi publicado em 2008, mas que não conhecemos.
 
La morte del conte Ugolino

1 comentário:

Anónimo disse...

Como nem todos têm o dom da precocidade mozartiana,é compreensivel que o Pieri

no,morto com 23 anos,não tenha obra extensa. Mas o que conhcemos é muito bom

e agradece-se ao autor do blog,muito louvável nos seus posts artísticos e li

terários,a chamada de atenção para este jovem (para sempre,no seu caso)escul

tor,que aliás já tinha assinalado,há dias,com o Dyonisus e Ampelus nos Ufizzi.

Sigamos a recomendação do pai de um escritor da nossa praça,que pouco antes

de morrer disse aos filhos:espero que vos tenha deixado o amor pelas coisas

belas. Exactamente.