domingo, 5 de novembro de 2017

A BÍBLIA ORTODOXA




A publicação de mais um volume da Bíblia (Antigo Testamento - Os Livros Proféticos) na tradução de Frederico Lourenço, efectuada directamente da versão grega conhecida como Septuaginta, é um trabalho do maior interesse para o conhecimento dos mais antigos textos hebraicos sem a intermediação da Vulgata, e a cujo tradutor devemos esse inestimável serviço. Suscita-se, todavia, a questão de saber quais os livros incluídos na Bíblia utilizada pelos cristãos ortodoxos.

Tem sido preocupação de Frederico Lourenço referir os livros constantes da Septuaginta, bem como os incluídos nas Bíblias utilizadas por católicos e protestantes. Mas até hoje os ortodoxos, um dos três grandes ramos da Cristandade, ficaram de fora.

Assim, e não dispondo de elementos que me permitam tecer comentários relativos aos paralelismos das Bíblias dos três "Cristianismos", enuncio, a partir das fontes de que disponho, os livros que integram a Bíblia Ortodoxa.

O Novo Testamento é idêntico ao católico e ao protestante: Evangelhos, Actos dos Apóstolos, Epístolas e Apocalipse.

O Antigo Testamento regista algumas diferenças, contando os seguintes livros:

Livros da Lei: Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio

Livros Históricos: Josué, Juízes, Rute, Reinos (4 livros), Paralelipómenos (2 livros), Esdras (2 livros), Tobite, Judite, Ester e Macabeus (3 livros)

Livros Sapienciais: Salmos, Salmo 151, Odes, Oração de Manassés (que é incluída nas Odes), Job, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Sabedoria de Jesus (Eclesiástico) e Salmos de Salomão

Livros Proféticos: os Doze (Oseias, Amós, Miqueias, Joel, Abdias, Jonas, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias), Isaías, Jeremias, Baruc, Lamentações, Epístola de Jeremias, Ezequiel e Daniel (completo)

Apêndice: IV Livro dos Macabeus


Por aqui se constata que a Bíblia Ortodoxa é praticamente idêntica à versão da Septuaginta. Aliás, seria estranho que tal não fosse, já que a religião ortodoxa é basicamente grega, donde se espalhou para as regiões vizinhas: Rússia, Bulgária, Roménia, Sérvia, etc.

Relativamente aos textos dos livros, que não conheço, poderá Frederico Lourenço, que está agora a traduzir a Septuaginta, esclarecer se os textos dos livros desta são ou não idênticos aos dos livros que integram a Bíblia Ortodoxa.


Sem comentários: