segunda-feira, 4 de abril de 2016

AS IGREJAS DE VIENA (III)




Prosseguindo a nossa deambulação pelas igrejas do centro da capital austríaca, praticamente por trás da Catedral encontramos a Jesuitenkirche (ao lado da Universidade Velha) e a Dominikanerkirche. Um pouco mais afastada, a Franziskanerkirche, as  três simbolizando a importância em Viena das ordens religosas a que pertencem.


A Jesuitenkirche (Igreja dos Jesuítas), também conhecida por Universitätskirche (Igreja da Universidade), está situada na Dr. Ignaz Seipel-Platz, 1. É uma igreja construída no local de uma antiga capela, no princípio do século XVII, tendo sido remodelada entre 1703 e 1705 pelo arquitecto italiano Andrea Pozzo, que lhe acrescentou duas torres.


Foi intenção do imperador Leopodo I dedicá-la a Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus e a São Francisco Xavier, mas, após a conclusão da obra, foi re-dedicada à Assunção de Maria.


Pozzo, que morreu inesperadamente em 1709, encontra.se sepultado no interior da igreja.


Apesar da sua fachada austera, a igreja enconta-se sumptuosamente decorada e os frescos de Pozzo são magníficos.



Por trás da Jesuitenkirche encontra-se a Dominikanerkirche (Igreja dos Dominicanos), situada na Postgasse, 4.


Os monges da Ordem de São Domingos chegaram a Viena em 1226 e instalaram-se num terreno atribuído pelo duque Leopoldo VI. Em 1237, edificaram nesse mesmo lugar uma igreja, que foi sucessivamente transformada devido a diversos acidentes, entre os quais alguns incêndios e o cerco turco de Viena em 1529.




Por volta de 1630, Antonio Canevale construiu a actual igreja, também conhecida por Igreja de Santa Maria Rotunda, com uma imponente fachada barroca.




Altar-mor

O interior do templo é igualmente sumptuoso e a capela central à direita, com gradeamento rocócó, dedicada a São Vicente Ferrer, é belíssima.

Capela de Santa Ana

Sobre o portal da igreja encontram-se, lateralmente, as estátuas de Santa Catarina de Siena e de Santa Inês de Montepulciano ajoelhadas aos pés da Virgem, que ocupa a parte central.

Capela de São Domingos

Nos lados do portal encontram-se dois nichos com as estátuas de São Ludwig Bertrand, aliás Luis Beltrán (à  esquerda) e Santa Rosa de Lima (à direita).

Capela de Santa Catarina de Alexandria

O altar-mor é dominado por um retábulo em madeira imitando mármore vermelho, ladeado por colunas coríntias vermelhas, e representa o estabelecimento pelo papa Pio V da Festa do Rosário.


Capela de São Vicente Ferrer

As capelas do transepto são dedicadas a São Domingos e a São João Nepomuceno.


As seis capelas laterais são dedicadas a Santa Catarina de Siena, São Tomás de Aquino, Santa Rosa de Lima (substituída posteriormente pela Coroação da Virgem), Santa Ana, São Vicente Ferrer e Santa Catarina de Alexandria.


Um pouco mais afastada das anteriores, encontra-se a Franziskanerkirche (Igreja dos Franciscanos), situada na Franziskanerplatz, 4.

São Jerónimo sobre o frontão (em primeiro plano, a estátua de Moisés sobre a fonte que domina o largo)

A igreja franciscana, dedicada a São Jerónimo, foi construída no local de uma antiga fundação de caridade. Depois da dissolução desta em 1553, foi erigida no sítio da capela da fundação a actual igreja, em estilo renascentista, conservando o interior barroco. A nova igreja foi consagrada em 1611.

O altar-mor
Idem

O altar-mor, por detrás de um arco triunfal, é um baldaquino em trompe l'oeil coroado com uma representação da Santíssima Trindade que parece suspensa da cúpula. Por baixo, encontra-se a imagem de Nossa Senhora do Machado (esta atribuição refere uma tentativa de destruição da imagem com um machado).


Interior da igreja

O resto da decoração da Igreja de São Jerónimo - especialmente do lado das capelas - consiste em importantes obras da arte barroca vienense.

Púlpito

Cronologicamente, temos: a Capela Imperial, desenhada em 1671/1672, mostrando o altar, pintado por Matthäus Managetta, a cena da Veneração de São Pedro de Alcântara pelo imperador Leopoldo I e sua mulher Margaretha Theresia (cujo retrato foi também pintado por Velazquez e está no Museu de História da Arte de Viena). O altar de mármore na Capela de São Sebastião revela o estilo de Johann Bernhard Fischer von Erlach (arquitecto de diversos palácios barrocos em Viena, do Castelo de Schönbrunn, da Biblioteca Imperial e da Igreja de São Carlos). O altar de São João de Capistrano, o altar da Imaculada Conceição e o altar de Santa Maria Madalena ou da Crucificação são obra de Mathias Steinl ( que executou igualmente os altares barrocos da Catedral de Santo Estêvão).

Capela Imperial

Altar de São Sebastião

Altar de São João de Capistrano

Altar da Imaculada Conceição

Altar de Santa Maria Madalena ou da Crucificação

É possível que o púlpito e o monumento a São João Nepomuceno sejam também obra de Steinl. O altar do Bom Pastor é do período de transição do primeiro barroco para o pleno barroco.

Monumento a São João Nepomuceno
Altar do Bom Pastor

Altar de Santo António

O altar de Santo António é o mais recente, datando de 1768.

Altar da Virgem de Fátima

O órgão, Wöckherl , principal órgão da igreja, mantém 90% da sua estrutura original.

Órgão

Em frente à igreja enontra-se uma fonte com a estátua de Moisés.



 Aqui fica sucintamente descrita a Igreja de São Jerónimo da Ordem dos Frades Menores (OFM).

Sem comentários: