terça-feira, 10 de março de 2015

INSTITUTO DIPLOMÁTICO E EMBAIXADORES DE PORTUGAL




No site do Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros existe uma página onde se encontram registados os representantes de Portugal nos diversos países do mundo, desde que com os mesmos foram estabelecidas relações diplomáticas.

Não é fácil chegar a esta página. Primeiro, deve abrir-se no site a indicação "Diplomacia". Depois, nesta, procurar-se "Relações Diplomáticas de A a Z". A seguir, escolher-se nesta secção o país que se pretende consultar. A página do país refere cinco items: "Relações Diplomáticas", "Primeira Enviatura", "Observações", "Notas" e "Titulares dos Cargos". É nesta última subsecção que se encontram indicados os representantes do nosso país, desde o estabelecimento de relações diplomáticas até ao presente.

Acontece, todavia, que a relação não se encontra actualizada e padece mesmo de lapsos e inexactidões, que sendo mais justificáveis em séculos passados se revelam menos compreensíveis nos nossos dias.

Ignoro se esta página, muito útil apesar de imperfeita, constitui tarefa oficial do MNE ou depende da boa vontade de "terceiros", como parece inferir-se de uma nota introdutória. Mas sendo relevante a informação que presta, é indubitável que deveria constituir atribuição específica da Secretaria de Estado, com a responsabilidade da sua actualização permanente.

Por outro lado, seria interessante e de proveitosa consulta que o Instituto Diplomático dispusesse de uma relação alfabética de todos os titulares dos cargos, com a indicação dos postos sucessivamente ocupados. Na era informática em que vivemos, não parece que a elaboração de tal relação constitua tarefa ciclópica de muita difícil realização.

Aqui deixo, por isso, ao Instituto Diplomático, a sugestão de uma maior atenção a este valioso instrumento de trabalho sobre o Corpo Diplomático português acreditado no estrangeiro.


Sem comentários: