sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

BOMBEIROS DESPEM-SE PARA CALENDÁRIO




Um grupo de bombeiros da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal resolveu despir-se para fins de beneficência. Não, não é o que os leitores poderão pensar à primeira vista. Também poderia ser mas não é. O propósito é outro. Os homens em questão, dos 27 aos 46 anos, deixaram-se fotografar em tronco nu para que as suas imagens constem de um calendário editado pelo Fundo Social, Cultural e Desportivo do Pessoal da Companhia, e cuja receita de venda reverterá para as instituições de solidariedade social da cidade.


O preço dos calendários é de quatro euros e, segundo consta, a edição está a ser muito procurada. Não admira, já que o nu masculino (ainda há dias comentámos neste blogue a exposição do nu patente no Museu de Orsay, em Paris) está a registar cotações progressivamente mais elevadas.


A ideia não é original, mas, que me recorde, é a primeira vez que se utiliza em Portugal num calendário.Se a moda pegar, vamos ter a possibilidade de ver, por baixo das "fardas", toda uma série de modelos (alguns já não tão jovens como isso, mas não importa) das mais variadas profissões.


Esperemos que ninguém se entusiasme tanto que decida largar fogo à casa.

7 comentários:

Zé dos Anzóis disse...

Esperemos que na edição do calendário para 2015 se apresentem em nu integral!

Anónimo disse...

Não posso estar mais de acordo! Porque é que as gajas que nos invadem o nosso quotidiano, com tanta banha à mostra que até enoja, hão-de ter a exclusividade?
Espero bem que os Bombeiros, e não só, de todo o país, sigam este exemplo da mais alta responsabilidade social, cuja é: auxílio a instituições de solidariedade social e, de caminho, nos proporcionem algo, tipo colírio, para os nosso olhos tão cansados, diria mesmo exaustos, de outras, tantas exposições sem qualquer interesse.
Pelos bombeiros e por todas as outras forças militarizadas, exigimos calendários idênticos.

Zephyrus disse...

Entretanto soube-se que a Cáritas recusou o dinheiro.

Blogue de Júlio de Magalhães disse...

Confirma-se que a Cáritas recusou o dinheiro. Porquê? Por causa do nu? Nem quero acreditar! Até quando a fobia do nu masculino, cultivada por alguns conservadores, muitas vezes hipócritas, que se deliciam com tais imagens, mas só às escondidas?

A receita da venda dos calendários, que não são pornográficos, nem sequer eróticos ( e mesmo que fossem, o erotismo é arte) não contribuiria para as necessidades que a Cáritas enfrenta?

SÓ RESTA DIZER AOS SENHORES DA CÁRITAS: TENHAM JUÍZO!

Zephyrus disse...

Os comentários a esta notícia nos jornais online espelham o atraso cultural de parte do povo português no que concerne aos «costumes». Mas como dizia Jorge de Sena, por cá não houve nem há o verdadeiro puritanismo. É tudo hipocrisia, fingimento, maldade.

Este tipo de calendários são muito comuns nos EUA e no Reino Unido. Normalmente participam equipas de diversas modalidades desportivas, e mesmo na Europa de Leste está a surgir este tipo de produto.

Desde a queda de Roma e a introdução do judaísmo-cristianismo (que não pode ser confundido com certo tipo de correntes do Cristianismo, perseguidas e massacracadas ao longo da História, caso dos Cátaros ou dos Templários)que há um «problema» no Ocidente com o nu masculino, o qual começou a ser «atenuado» no século XIX.

Este «problema» das sociedades ocidentais com o corpo do homem revela alguns «receios» de um regresso a costumes passados, onde a sexualidade e o amor de homens e mulheres seria vivido de modo mais espontâneo, sem certas amarras imprimidas por correntes religiosas do Médio Oriente e por interpretações manipuladas e erradas de textos religiosos.

O caso da moral «burguesa» de parte do nosso povo é especialmente grave porque revela hipocrisia.

O americano puritano ainda tenta, na sua vida privada, contrariar as «paixões» do corpo material. Mas o português é um falso puritano, pois em privado vive as suas paixões. A moral é para os outros. Um perigoso bando de hipócritas, que no passado causou muito sofrimento. E uma sociedade de certa forma «doente», com a sua máscara, com o seu alter-ego público tão distante dos pensamentos e acções do campo privado.

Blogue de Júlio de Magalhães disse...

PARA ZEPHYRUS:

Muito pertinente o seu comentário.

Zephyrus disse...

O calendário já circula em redes sociais com muitos elogios de pessoas de todo o mundo. Parece que alguns bombeiros deste trabalho captaram uma especial simpatia, embora se considere que todos têm atributos de valor.