quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O CASTELO DE SÃO JOÃO BAPTISTA



Divagando por Angra do Heroísmo, é imperioso subir ao Monte Brasil, onde se encontra o Castelo de São João Baptista, mandado edificar por Filipe II, por volta de 1582.


A fortaleza tem hoje uma entrada especial, de serviço e para visitantes, mas existe ainda a velha porta de armas original, habitualmente fechada mas que consegui franquear, e que dá acesso à praça onde se encontra a  igreja do aquartelamento. O castelo, também chamado de São Filipe (et pour cause) é uma das maiores edificações militares construídas pelos espanhóis e destinava-se especialmente à protecção dos navios que, ao serviço do filho de Carlos Quinto, efectuavam o trajecto entre a mãe-pátria e as Índias Ocidentais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Belas imagens do nosso património construído e também dos nossos mancebos uniformizados, coisa já rara de ver nos nossos dias e que, tanto brilho e cor emprestavam às ruas e praças das nossas cidades. Uma sinistra lei, cozinhada pelas "juventudes partidárias", covardes, apátridas e nojentas, às quais unicamente lhes interessa o carreirismo político e as prebendas daí usufruídas, acabou com a obrigatoriedade de um militar usar uniforme quando fora da sua unidade.Que o inferno lhes coza as almas em fogo lento para todo o sempre, é o que lhes desejo, a esses desnaturados.
Marquis