segunda-feira, 21 de maio de 2012

ATENTADO NO IÉMEN



Desde que os Estados Unidos e seus comparsas invadiram o Afeganistão, depois do suposto ataque da Al-Qaeda a Nova Iorque e Washington, que não houve mais descanso no Mundo Árabe. Até parece que os acontecimentos se sucedem segundo um cenário previamente preparado.

Ontem em Sana'a, capital do Iémen, um bombista disfarçado de soldado, fez-se explodir durante o ensaio de uma parada militar que deveria comemorar o 22º aniversário da reunificação do norte e do sul do país. O atentado saldou-se por uma centena de mortos e várias centenas de feridos, no mais sangrento incidente até hoje verificado na cidade.

Segundo a Al Jazira, o ataque foi reivindicado pela Al-Qaeda, autoria também reclamada pela Ansar Al-Sharia, uma filial daquela organização na Península Arábica. Na confusão reinante, é, de facto, difícil, saber quem faz o quê. A evolução dos acontecimentos, que hoje se processa mais rapidamente do que no passado, permitir-nos-á, num futuro próximo, determinar com alguma certeza quais os interessados na desestabilização que assola todo o Médio Oriente desde há uma década. Como nos permitiu saber quem foram os autores, em épocas transactas, dos conflitos que abalaram esta tão sacrificada região.

Sem comentários: