terça-feira, 14 de março de 2023

O CINEMA OLYMPIA

Acabo de ser informado pelo meu amigo João Gonçalves que o velho cinema de "reprise", após alguns anos de lamentável inactividade, vai ser transformado em hotel "temático do mundo das artes". Antes de ser cinema a sala tinha sido teatro, e até António Ferro lá realizou uma célebre conferência.
Ignoro quais as artes a que o novo proprietário pretende dedicá-lo. Mas, percorrendo os últimos anos em que exibiu filmes (que, aliás, ninguém via), poderá descortinar-se um leque de actuações várias que o haviam transformado numa das salas mais concorridas da capital. Frequentado por pessoas da muito distinta vida intelectual, artística, social e também popular, e por outras dotadas de predicados quiçá diferentes, o Olympia era um centro de convívio e de generosa sociabilidade, em que se esbatiam as diferenças de classe (bem como de raça, língua e religião) e ocorria uma comunhão de interesses (no sentido próprio e figurado).
Muitos dos seus "habitués" já terão morrido, uns por velhice, outros por overdose, e outros ainda encontrar-se-ão hoje aposentados. Mas enquanto houver um sobrevivente a luta continua!
Espero, e desejo, que o futuro hotel possa reservar quartos temáticos dedicados às actividades que celebrizaram aquele espaço. Penso que no "lobby" deveria existir uma galeria com a fotografia dos frequentadores mais assíduos, aos quais importaria prestar homenagem, porventura póstuma. Que eles deveriam ser agraciados pela mais alta entidade responsável para o efeito. E que lhes deveriam ser prestadas as honras da praxe no futuro acto de inauguração
Antigo Cinema Olympia em Lisboa vai ser um hotel "temático, do mundo das artes"

 

Sem comentários: