domingo, 26 de janeiro de 2020

OS IMPERADORES ROMANOS




Deve revisitar-se periodicamente a história antiga de Roma. Procuro fazê-lo de acordo com o tempo disponível.

Debrucei-me agora sobre um livro adquirido há já bastantes anos, ainda na antiga Livraria Buchholz, na Rua Duque de Palmela.

Há muitas obras editadas sobre o Império Romano, mas uma das que considero mais importantes, pela qualidade da informação e pela capacidade de síntese, é aquela a que agora me refiro. 

Publicada pela primeira vez em 1985 (a minha edição é de 1996), The Roman Emperors - A Biographical Guide to the Rulers of Imperial Rome: 31 BC - AD 476, de Michael Grant, fornece, em pouco mais de 350 páginas,  o panorama político, económico, social, militar, religioso do tempo dos Césares. O livro compreende não só o Império Romano tout court, como também o Império Romano do Ocidente, isto é, todo o Império que teve a sede em Roma. Não esqueçamos que, após algumas peripécias divisórias (como a Tetrarquia Imperial de Diocleciano), o Império foi formal e definitivamente dividido em duas partes, à morte do imperador Teodósio I, em 395: o Império Romano do Ocidente, com sede em Roma, que coube a seu filho Honório, e o Império Romano do Oriente (ou Império Bizantino), que coube a seu filho Arcádio. 

Assim, Michael Grant apresenta as biografias de todos os imperadores, desde 31 AC, data considerada como o início do Império, com Octávio César Augusto, até 476, data da queda do último imperador romano do Ocidente, obrigado a abdicar pelo germânico Odoacro, que se apoderou da cidade de Roma. 

Não inclui, evidentemente, o Império Romano do Oriente, que durou até 1453, quando Constantinopla foi tomada por Mehmet II, sultão dos turcos otomanos.

 O livro inclui uma profusão de mapas e planos, tábuas genealógicas, chave de termos latinos, índice de autores latinos e gregos e índice dos mapas e planos com os nomes antigos dos lugares e os seus equivalentes modernos.

Trata-se, pois, embora já velha de 35 anos, de uma das melhores obras até hoje publicadas sobre a matéria.


Sem comentários: