sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

PORTUGAL EM VIAS DE EXTINÇÃO




O programa do Teatro Nacional D. Maria II para o corrente trimestre, que recebi há dias, intitula-se "Portugal em Vias de Extinção". O título reflecte a programação do nosso primeiro teatro dramático para o período em questão.

Segundo o director da Casa, Tiago Rodrigues, «Há um Portugal que está a desaparecer... Vamos olhar de perto para um interior desertificado e abandonado, onde o fecho de minas, fábricas e quintas deixou feridas que ainda não cicatrizaram. Vamos visitar os últimos clubes de amadores, os últimos artesãos, os últimos comerciantes, os últimos operários, desterrados para o sótão do esquecimento por uma sociedade de amnésicos. Vamos passear pelas últimas ruas que ainda não se parecem com o parque temático fácil de consumir que são cada vez mais as cidades...»

Não sei como resultarão os eventos programados mas que o país, como o conhecemos nas últimas décadas, está em vias de extinção a uma velocidade alucinante é uma verdade iniludível. Consequência do correr do tempo, sem dúvida, por via do "progresso", mas jamais as modificações foram tão rápidas e tão profundas como neste dealbar do século XXI. E, principalmente, consequência da globalização e dos "avanços" tecnológicos.

As pessoas com mais de 50 anos já não se reconhecem na paisagem actual e os políticos de serviço parecem incapazes de compreender que a marcha é em direcção ao abismo.

Todavia, não é só Portugal que está em vias de extinção, mas a Europa toda, e a perfilharmos as teses de Michel Onfray, toda a civilização ocidental.

Parece que o Teatro Nacional pretende com esta programação esconjurar o mal que se abateu sobre Portugal, para apenas nos restringirmos ao caso vertente. Intenção louvável, mas è tardì!


1 comentário:

Pançudo disse...

Ora, já andamos nisto há uns 8 séculos ....