domingo, 1 de outubro de 2017

OUTRAS IGREJAS DE BUDAPESTE

Possui Budapeste, tal como Viena e Praga, excelentes igrejas. Nas minhas voltas pelas ruas da cidade, há dois meses, tive oportunidade de visitar algumas, tendo já referido neste blogue a Catedral de Santo Estêvão, a Igreja de Mátyás e a Igreja Paroquial da Baixa da Cidade.

Mencionarei hoje outras igrejas.

A Igreja de São Francisco,  ou Igreja Franciscana, na Ferenciek tere, foi construída no século XIII e transformada em mesquita pelos turcos no século XVI. Depois da libertação da cidade a igreja foi reconstruída em estilo barroco pelos monges franciscanos. O portal da fachada ostenta a insígnia da Ordem encimada por uma imagem da Virgem Maria adorada por dois anjos. Lateralmente, as estátuas de outros santos franciscanos.  O interior da igreja está decorado com frescos de Károly Lotz, de finais do século XIX e pinturas de Victor Kremer, da primeira metade do século XX. O altar-mor barroco possui esculturas dos séculos XVIII e XIX.









A Igreja de São Miguel ( Belvarosi Szent Mihaly Templom) fica situada na Vaci utca, mas do lado menos turístico da incontornável rua, isto é, à direita da Igreja Franciscana, para quem está de frente. Foi construída no século XVIII no local de uma igreja medieval dominicana destruída durante a invasão turca. O edifício actual, em estilo barroco, foi renovado nos anos 90 do século passado e inclui preciosos frescos no santuário e na sacristia. A fachada ostenta a imagem da Virgem Maria e lateralmente de São Domingos e de São Tomás de Aquino. O altar-mor, os bancos e o mobiliário da sacristia, anteriores a 1760, são obra dos frades dominicanos. No altar-mor uma pintura de São Domingos recebendo um rosário da Virgem. Ladeando a pintura, quatro estátuas: à esquerda, o papa Pio V e Santo Antonino, arcebispo de Florença, e à direita, Santo Agostinho e o papa Inocêncio V. O primeiro órgão da igreja deve-se a Joseph Herodek (1801) e foi remodelado por Rieger em 1893, tendo sido novamente renovado em 1951. Sobre o órgão estátuas barrocas representando o rei David tocando harpa acompanhado por dois anjos. A igreja é habitualmente palco de concertos de órgão.



Sem comentários: