terça-feira, 31 de maio de 2016

A BASILICA REALE DI S. FRANCESCO DI PAOLA



A Basilica Reale di S. Francesco di Paola, em Nápoles, foi mandada edificar pelo rei Fernando IV (quando regressou do exílio na Sicília), no local onde se encontravam as igrejas de S. Luigi e do Santo Spirito, em frente ao Palácio Real, demolidas por ordem de José Bonaparte e do seu sucessor Joaquim Murat, ao tempo em que ocuparam o trono de Nápoles, a fim de ser construida uma grande praça (hoje, a Piazza del Plebiscito).


Em acção de graças pelo seu regresso ao trono, de acordo com um voto formulado em Palermo, Fernando IV (Fernando I, como rei das Duas Sicílias) colocou a primeira pedra da Basilica em 17 de Junho de 1816, no centro do semi-círculo das fundações do forum de S. Gioacchino, idealizado por Murat.

Palazzo Salerno

A igreja e o convento de S. Luigi (di Palazzo) eram habitados pelos Frades Menores de S. Francesco di Paola, que regressaram à nova Basilica  Reale que foi inaugurada e aberta ao público em 1831, já no tempo do rei Francisco I, filho e sucessor de Fernando IV. A consagração solene teve lugar em 25 de Dezembro de 1837.

Palazzo della Prefettura

A Piazza del Plebiscito é a mais bela de Nápoles. Para quem está de frente para a Basilica, do lado esquerdo encontra-se o Palazzo Salerno, onde outrora estiveram o mosteiro e a igreja de Sancta Croce. Do lado direito está o Palazzo della Foresteria, hoje Palazzo della Prefettura, no local da antiga igreja do Santo Spirito. Do lado esquerdo do semi-círculo encontra-se a estátua de Carlos III e do lado direito a de Fernando IV.

Carlos III
Fernando IV

Passando por Nápoles em 1483, S. Francesco di Paola foi convidado pelo rei Ferrante I a construir em Nápoles uma casa para a sua Ordem. O santo escolheu o convento de SS. Luigi e Martino que se situava no declive da colina e por isso não agradou ao rei que mandou construir para os Frades Menores a igreja de S. Luigi a Palazzo, onde hoje está a Basilica.

Altar-mor


A Basilica, em estilo neoclássico, abre com um pronau com seis colunas em estilo jónico e dois pilastras laterais. Na arquitrave está a seguinte inscrição: « D.O.M.D. FRANCISCO DE PAULA FERDINANDUS I EX VOTO A MDCCCXVI ».



Sobre o frontão, ao meio e ao cimo, uma estátua da "Religião" e nas extremidades, mais em baixo, as estátuas de S. Francesco di Paola e de S. Fernando de Castela.



Existem duas capelas laterais cobertas por duas cúpulas, semelhantes à grande cúpula central mas mais pequenas. Na capela lateral, à direita de quem entra, pode admirar-se um quadro de Luca Giordano, representando S. Francesco di Paola.

Capela de S. Francesco di Paola com a pintura de Luca Giordano

O templo tem a forma circular, a exemplo do Panteão de Agrippa. A cúpula sobreposta é a terceira entre as principais da Europa, a seguir a São Pedro do Vaticano e Santa Maria del Fiore (o Duomo de Florença).


No vão central da Basilica encontram-se oito estátuas colossais, representando os quatro Evangelistas e quatro grandes Doutores da Igreja, dois latinos e dois gregos: S. João Crisóstomo, Santo Ambrósio, Santo Agostinho e Santo Atanásio.


Muito mais haveria a escrever sobre esta igreja, mas os interessados encontrarão os detalhes na literatura da especialidade.

Sem comentários: