sexta-feira, 21 de novembro de 2014

UMA RÉCITA DE ANTOLOGIA




Assisti ao longo da minha vida a muitas representações do Rigoletto, de Verdi, em Portugal como no estrangeiro. Inclusive àquela em que participou Alfredo Kraus no Teatro Nacional de São Carlos. E tenho visto muitas outras em videocassettes e dvd's.

Confesso, todavia, que desconhecia uma gravação do espectáculo apresentado no Teatro Regio, de Parma, em 15 de Fevereiro de 1987, editada em dvd há uns anos pela Hardy Classic Video, após laboriosa reconstituição de uma filmagem "doméstica" então efectuada.



A imagem do produto proposto é francamente medíocre, quer técnica, quer artisticamente falando, e certamente não poderia ser  de outra forma.

 Mas, musicalmente, este Rigoletto de Parma é um espectáculo de antologia. Com Leo Nucci, no protagonista, Alfredo Kraus, no Duque de Mântua e Luciana Serra , em Gilda, e o elevado nível dos restantes intérpretes, a produção de Parma figura sem dúvida entre as melhores realizações desta ópera nas últimas décadas.



Notável execução da partitura pela Orchestra Sinfonica dell'Emilia Romagna "Arturo Toscanini", dirigida pelo maestro Angelo Campori e encenação "à época", cenários e figurinos de Pier Luigi Samaritani, que não dispondo dos recursos dos nossos dias evitou um desses abomináveis aggiornamenti gratuitos com que hoje nos brindam "conceituados" encenadores.



As entusiásticas ovações do público recordaram-me outros tempos no Teatro Nacional de São Carlos.



QUE SAUDADES!

Sem comentários: