sexta-feira, 14 de novembro de 2014

RETRATO DO PERFEITO CANALHA




O "L'OBS" desta semana (nº 2610 - 13 a 19 Novembro 2014) publica uma entrevista com o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair. Apesar da náusea que me provoca voltar a falar desta personagem, entendo não poder eximir-me a um breve comentário às declarações agora proferidas por aquele que foi líder do Partido Trabalhista entre 1994 e 2007 e chefiou o governo do Reino Unido entre 1997 e 2007.

Trata-se, de facto, de uma figura abjecta, a quem já me referi diversas vezes neste blogue, e a propósito da qual nele transcrevi também, em 2 de Setembro de 2010, um post publicado no blogue "Portugal dos Pequeninos".


Os efeitos nefastos da sua passagem pelo poder, a nível nacional e internacional, ainda hoje se fazem sentir. Começou por atraiçoar os princípios do Labour, com a famigerada "Terceira Via" para o socialismo, com a finalidade de destruir as conquistas sociais britânicas que haviam já sofrido um rude golpe durante o funesto governo de Margaret Thatcher. Logo após a sua designação como chefe do Governo, aproveitou a morte da Princesa Diana de Gales para, demagogicamente, aumentar a sua popularidade em Inglaterra. Contra a opinião generalizada da população britânica, apoiou e incentivou em 2003 a invasão americana do Iraque (protagonizada pelo criminoso George Bush, com a participação de Aznar e Barroso na tristemente célebre cimeira dos Açores)), que conduziu à instabilidade absoluta que hoje se verifica no Médio Oriente, responsável por mais de 5 (cinco) milhões de mortos e feridos e pela destruição de um país. Por conveniências políticas, converteu-se ao catolicismo em 2007, tendo nesse ano sido designado enviado especial do Quarteto do Médio Oriente (ONU, União Europeia, Rússia e Estados Unidos), com a finalidade de resolver (?!) a questão israelo-palestiniana. Não vale a pena continuar a referir as suas malfeitorias.  E corre agora o mundo a proferir conferências pelas quais é primcipescamente remunerado.

Clique na imagem para aumentar

Nesta lamentável entrevista a "L'OBS", Blair manifesta a sua confiança no projecto europeu (qual deles ? o seu ou algum dos outros que ainda mexe?), apoia as reformas do primeiro-ministro francês Manuel Valls, que se propõe substituir o Partido Socialista Francês por outra coisa qualquer), recusa admitir que a guerra do Iraque tenha alguma coisa a ver com a situação que se vive actualmente naquele país, saúda as chamadas "primaveras árabes" afirmando que a situação actual na Líbia, na Síria e no Iraque é preferível aos regimes de Qaddafi, de Assad ou de Saddam Hussein e propõe (é preciso um inaudito descaramento) um aumento das medidas de liberalização económica na Europa.

Clique na imagem para aumentar

Este homem, que é um autêntico escarro, está totalmente em consonância com Nicolas Sarkozy quando este pretende rever os Acordos de Schengen de 1965 sobre a livre circulação de pessoas na União Europeia. E continua a ser favorável a um crescimento imoderado, menosprezando as posições dos ecologistas.

Clique na imagem para aumentar

Tony Blair é um verdadeiro canalha.

1 comentário:

Anónimo disse...

Verdadeiramente um indivíduo abjecto