quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O NU MASCULINO EM EXPOSIÇÃO




Encerra no próximo dia 2 de Janeiro (se o período não for prolongado) a exposição Masculin/Masculin - L'Homme Nu dans l'Art de 1800 à nos Jours, que foi inaugurada em 24 de Setembro passado, no Museu de Orsay, em Paris. Organizada em colaboração com o Leopold Museum, de Viena, que apresentou há um ano a exposição Homens Nus (Nackte Männer), a que nos referimos aqui e aqui, a presente mostra reúne cerca de 200 obras, quase todas originais, de pintura, escultura, desenho, fotografia e vídeo representando homens nus.

São Sebastião (Guido Reni)

Desde o ideal clássico, passando pelos nus heróicos e as relações com a natureza, ao objecto do desejo, a exposição percorre todo um caminho em que o nu masculino se foi desfazendo das folhas de parra e outros adornos ocultando o sexo (teria sido a rainha Vitória que mandou dissimular os atributos da réplica do David, de Miguel Ângelo, encomendada pelo Victoria and Albert Museum, de Londres), até se assumir na sua plenitude viril.

Os Adolescentes (Pablo Picasso)

A selecção é, todavia,  um pouco desequilibrada quanto à qualidade, mas a intenção dos comissários foi certamente fornecer uma perspectiva do tratamento do nu nos dois últimos séculos. Entre as obras maiores, figuram o São Sebastião, de Guido Reni, Os Adolescentes, de Pablo Picasso, A Morte de Jacinto, de Jean Broc ou Jovem nu sentado à beira-mar, de Flandrin.

A Morte de Jacinto (Jean Broc)

Dos autores representados, citamos Francis Bacon, William Blake, Arno Breker, Paul Cadmus, Cézanne, Cocteau, Jacques-Louis David, De Chirico, Thomas Eakins, Von Gloeden, David Hockney, Georges de La Tour, Thomas Lawrence, Herbert List, Robert Mapplethorpe, Gustave Moreau, Edvard Munch, Pierre et Gilles, Rodin, Egon Schiele e Andy Warhol.

Jovem nu sentado à beira-mar (Flandrin)

O escritor Dominique Fernandez, no artigo que publicou no Nouvel Observateur aquando da inauguração da exposição, embora elogiando a iniciativa, criticou a selecção e arrumação das obras: «On a l'impression d'être dans une salle des ventes, invité à faire son choix entre différents types anatomiques. Projet culturel ou revendication des droits civiques? J'applaudis à la victoire de ceux-ci, regretant qu'ils n'aient pas été mieux défendus par celui-là.»

Finistère (Paul Cadmus)

A propósito dos desenhos e fotografias, Dominique Fernandez manifesta também a sua decepção: «Les Cocteau sont de deuxième zone, les von Gloeden sans son audace légendaire, les Herbert List et les Mapplethorpe timides...L'Arno Breker, fort beau, fera bondir.»

La vie active, [ou Der Wager] (Arno Breker)

Não sendo possível abordar neste espaço todo o conteúdo da exposição, nem mesmo os seus aspectos mais relevantes, recomenda-se a todos os interessados a aquisição do catálogo, uma belíssima edição da Flammarion, em que para lá das imagens figuram valiosos textos sobre o nu masculino, subscritos pelos grandes especialistas na matéria.

2 comentários:

Anónimo disse...

Agradecimentos ao autor do blog por este extraordinário post.

Anónimo disse...

Deve ver-se este vídeo:

"http://www.youtube.com/watch?v=UvJ5u9lbZX8&feature=c4-overview&list=UUWtg__EWAOL4VJYif46B9OQ".

Muito bem realizado.