domingo, 26 de maio de 2013

O HEZBOLLAH NA SÍRIA




O sheikh Hassan Nasrallah, líder do Hexbollah, declarou hoje, publicamente, que o seu movimento está ao lado do presidente sírio Bashar al-Assad, e que os libaneses xiitas aceitarão as consequências desta tomada de posição. Segundo o PÚBLICO, a entrada oficial do Hezbollah no conflito que opõe a oposição armada ao regime de Assad, alterou radicalmente a situação, já que a guerra facilmente transitará para o interior das fronteiras do Líbano, e Israel será compelido a tomar uma posição militar no terreno, como já o fez em outras ocasiões. Só que agora, terá de contar com um novo e poderoso actor regional, o Irão, cuja estratégia quanto ao agravamento do conflito se desconhece.

Também a posição da Turquia, que de "aliada" de Assad passou a "contestária" do regime alauíta, e da Arábia Saudita e dos países do Golfo, intervenientes confessos no conflito sírio, terão de se adaptar à decisão hoje publicitada pelo Hezbollah. Tal como as posições da União Europeia e dos Estados Unidos e da própria Rússia, interessda na promoção de uma conferência que sente à mesma mesa representantes da oposição e do regime.

São pois de aguardar os desenvovimentos das próximas semanas.

3 comentários:

Zephyrus disse...

Há sinais aqui e acolá: os EUA poderão desejar um grande conflito para salvar a sua economia. Saltam à vista dois pontos quentes: o Médio Oriente e o Extremo Oriente. Até ao final do ano ou lá para 2014 poderá dar-se uma catástrofe económica no Japão com consequências imprevisíveis para a segurança da região. Quanto a Israel, por motivos que prefiro ocultar, é um Estado a prazo, condenado desde o dia da sua fundação.

António disse...

Boa Tarde Júlio

Este é o meu primeiro comentário no seu blog, de que só tomei conhecimento recentemente e que achei muito interessante. Antes de qualquer outra coisa, parabéns pelo blog.

Em relação a esta notícia, não fico surpreendido depois de ontem ter lido no The National (um dos jornais diários dos EAU) que os rebeldes sírios planeavam atacar o Hizbullah no Líbano (!) por estes terem estado envolvidos em inúmeras batalhas na síria ao lado das tropas leais a Al Assad.

Fica aqui o link original da notícia. http://www.thenational.ae/news/world/middle-east/syrian-rebel-groups-plan-to-attack-hizbollah-in-lebanon

Os melhores cumprimentos,

António

Blogue de Júlio de Magalhães disse...

PARA ANTÓNIO

Muito obrigado pela sua apreciação.

Tenho procurado abordar não só os assuntos do Médio Oriente mas também outras matérias distintas e que se me afiguram de interesse público, ou pelo menos para os estudiosos de algumas disciplinas.

Cumprimentos.