terça-feira, 12 de março de 2013

HOMENS NUS




Para quem não teve a oportunidade de ver a notável exposição do Leopold Museum, em Viena, sobre o Nu Masculino desde 1800, que foi prolongada até o passado dia 4, devido ao extraordinário número de visitantes (mais de 400.000) durante o período inicialmente previsto, e que levou a direcção do Museu a protelar o encerramento por mais algumas semanas, recomenda-se a aquisição do notável catálogo "Nude Men - From 1800 to the present day", organizado por Tobias G. Natter e Elisabeth Leopold, e que, pelas imagens e pelo texto, constitui uma valiosa contribuição artística para o estudo do "Nu" no nosso tempo (e também através da história).

Como referimos aqui, numa curiosa experiência, o Museu abriu gratuitamente as suas portas, no passado dia 18 de Fevereiro, a todos os visitantes que quisessem contemplar a exposição totalmente despidos, iniciativa acolhida com o maior entusiasmo, a avaliar pela quantidade de pessoas que afluiram àquela prestigida instituição.

6 comentários:

Anónimo disse...

Como é evidente,tal nunca seria possivel nesta terra. Porque há uma diferença: chama-se Civilização.

Xico disse...

Comparações como esta são um pouco patetas. Cá não seria possível porquê? Com que base faz semelhante afirmação? E a Áustria é mais civilizada do que nós porquê? Desde quando? Desde a entrada dos russos? Desde o Anschullss? Desde a prisão dos judeus?
Vê?
A exibição de uma réplica da estátua de David de Miguel Angelo no Japão causou escândalo. Deve ser por causa da herança judaico-cristã dos japoneses e estes, como toda a gente sabe, são uns selvagens!

Anónimo disse...

Para o definitivo Xico:
1)Agradeço que a "comparação",seja classificada de apenas "um pouco" pateta. Se o classificador desse nota de "totalmente pateta",ficaria preocupadíssimo.
2)Se o definitivo Xico considera que seria facil organizar e concretizar em Lisboa uma exposição exclusivamente consagrada ao Nu masculino,com cartazes assaz explicitos por toda a cidade,prolongada para alem do fecho previsto,e com um dia especial para visitantes nus,deve viver numa Lisboa diferente da minha.Um de nós deve ser pateta,mas não tenho a certeza que seja eu.
3)Não disse que a Áustria fosse mais ou menos civilizada do que Portugal. Disse que havia uma diferença de civilização.Posso explicitar,esclarecendo que os países germânicos têm uma relação com o corpo diferente da nossa,o nudismo é lá amplamente praticado,o conceito de pudor diferente. Patetices germânicas e nórdicas,certamente,para o determinado Xico
4)Não sabia que os austríacos tinham chamado os russos.Quanto a judeus,nós tambem temos histórias pouco brilhantes.Quanto ao património musical,pictural,arquitectural,literário,etc,austríaco,cada um valoriza e compara como quer.A minha valorização,muito elevada,é certamente uma patetice para o soberbo Xico,mas nem todos somos tão argutos...

Xico disse...

De todos os adjectivos que me atribui o que mais magoou foi o da soberba. Se a sentiu no meu comentário, e certamente terá razão, só me resta apresentar-lhe o meu mais sincero pedido de desculpas.
Quanto à exposição de nus não vejo qualquer sinal que tal fosse difícil em Lisboa, mas como não vivo lá, pode ser que me engane. Aqui na província o nu é a nossa praia. Então com os cortes dos salários, não sei o que lhe diga. Quanto aos germânicos gostarem de andar despidos, também não admira, tendo em conta o fraco gosto para o design de moda.
Quanto à frequência por gente despida, já seria mais difícil e, por mim, acho uma grande badalhoquice, a não ser que se limitasse a perímetros máximos à volta do umbigo. O que quer, tenho algumas exigências estéticas das quais não abdico.

Anónimo disse...

Não posso deixar de comentar os comentários anteriores. Para além de emprestarem sal e pimenta a este blog, são de um humor irónico e algo sardónico, absolutamente soberbo. Podem crer que me ri à gargalhada e de tal modo, que julgo mesmo, ter sido ouvido pelos vizinhos do 10º. piso.
Cumprimentos amistosos aos tão bem dispostos comentadores.
Marquis

Anónimo disse...

Pela minha parte,agradeço o soberbo comentário do Marquis,a quem sem dificuldade promoveria a Duque.