sexta-feira, 6 de julho de 2012

AGORA É A FINLÂNDIA



Depois do Reino Unido ter admitido referendar as suas relações com a União Europeia, como referimos aqui, é agora a vez da Finlândia, pela voz da sua ministra das Finanças, declarar preferir sair da zona euro, e eventualmente da União, a ter de pagar as dívidas dos outros.

Alguma coisa não bate certo na letra e no espírito desta União Europeia. A sucessão de ameaças e de equívocos, de empréstimos, de resgates, de austeridades, de bancos falidos ou não, de cimeiras, de acordos, de tratados, etc., etc., ou revela o profundo desvario em que se encontram os dirigentes europeus ou serve para adiar decisões convenientes para algumas partes e profundamente gravosas para outras. A transparência dos actos políticos, se alguma vez existiu, encontra-se definitivamente erradicada da cena actual.

Como todos o sabem mas poucos o dizem, existem poderes mais ocultos uns, menos ocultos outros, que governam a seu bel- prazer os destinos do mundo. Os políticos, "democraticamente eleitos", não passam de uns serventuários bem pagos, encarregados de governar os povos de acordo com as instruções que recebem dessas "altas instâncias" não eleitas, que decidem do destino da população mundial.

Há muitas décadas que assim é, mas agora, talvez pela rapidez da transmissão da informação e pela falta de vergonha dos agentes envolvidos, o escândalo é demasiado evidente. Não creio que a situação possa ser resolvida no curto prazo, mas é sempre bom que um número cada vez maior de pessoas se aperceba da farsa que se encontra encenada no palco mundial, servida progressivamente por piores actores e cuja encenação seria risível se não estivesse em causa a vida de centenas de milhões de pessoas.

Aguardemos.

1 comentário:

Xico disse...

Talvez alguém lembrar ao dirigente da Finlândia o nome do vizinho! Não foi por causa do vizinho que quiseram entrar para a União? Anda tudo doido. O sr. Barroso não sabe dar dois murros na mesa e lembrar esses dirigentes provincianos que o oceano é maior que os lagos que habitam?