sexta-feira, 6 de abril de 2012

A INDEPENDÊNCIA DE AZAWAD


O Movimento Nacional para a Libertação de Azawad (MNLA) proclamou hoje a independência da região, considerada o berço da nação Tuaregue, no norte do Mali, e que inclui as zonas de Timbuktu, Gao e Kidal. O comunicado do secretário-geral do Movimento,Bilal ag Asherif, emitido esta madrugada, rebentou como uma bomba em Bamako, a capital do país. O MNLA, que é um movimento secular, distinto dos islamistas do Ansar Dine, deseja conservar as fronteiras estabelecidas com os países limítrofes e negociar a secessão pacífica com a Junta Militar que, contra a vontade da comunidade internacional, continua a "governar" o Mali.



Segundo um porta-voz do MNLA, as suas tropas não passarão para lá da região reivindicada, e a decisão da independência poderá mesmo contrabalançar os esforços dos rebeldes islamistas do Ansar Dine (um braço do AQMI, a ramificação da Al-Qaeda no Magrebe Islâmico), cujo chefe Iyad ag Ghali pretendia manter as fronteiras integrais do país, nele proclamando uma república islâmica.

Aguardam-se as decisões do Conselho de Segurança da ONU, da União Africana e da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).

Sem comentários: