segunda-feira, 15 de julho de 2013

REVISITAR O PASSADO EM LONDRES




O escritor francês Gilles Sebhan publicou há poucas semanas um novo livro, intitulado London WC2. Trata-se de um curioso romance em que o autor procede à revisitação da sua infância e adolescência, nomeadamente os períodos que passou em Londres, onde a irmã residiu durante anos.

As referências de Sebhan à vida da juventude da época, aos costumes, à música, às leituras, à família, a todo o universo que nos rodeava, são praticamente comuns à maior parte das pessoas da minha geração, ainda que ele seja mais novo do que eu e que Paris e Londres sejam diferentes de Lisboa.

Esta incursão no passado, recheada de pormenores, aonde a sexualidade não está ausente - antes pelo contrário - mostra-nos como as vidas, num determinado período (no caso, os finais dos anos 70 e os anos 80), tinham grandes afinidades, independentemente da geografia dos lugares.

A escolha do título do livro justifica uma explicação. No período da sua residência em Londres, a irmã vivia com o companheiro num apartamento (squat) situado na zona WC2 da capital britânica. Ora, naquela época, Gilles tinha uma necessidade imperiosa de urinar amiúde, pelo que frequentava regularmente os sanitários públicos (ou privados). Daí a associação do WC destes à zona londrina com a mesma designação.

Aliás, no livro, Gilles Sebhan lamenta que os sanitários públicos, que abundavam em Londres e em Paris (e eu poderia acrescentar, em Lisboa) têm sido progressivamente destruídos, com todos os inconvenientes daí decorrentes.

Obra de ficção que incorpora a autobiografia, é este um interessante livro a acrescentar à considerável lista de romances e ensaios de Gilles Sebhan.

2 comentários:

Gilles Sebhan disse...

Cher Julio, merci de cet article. En portugais, cela me fait plaisir! Je rentre justement de Porto où j'ai passé une belle semaine. Amitiés. Gilles Sebhan

Blogue de Júlio de Magalhães disse...

Pas de quoi, cher Gilles. J'espère que vous avez de beaux souvenirs de votre séjour à Porto. Amitiés. Júlio