domingo, 16 de junho de 2013

CONFIRMA-SE VITÓRIA DE ROHANI NO IRÃO




Como se previa, Hassan Rohani, o único candidato moderado às eleições iranianas, venceu à primeira volta por 50,68% dos votos, segundo informa o PÚBLICO, obtendo 18,6 milhões de votos.

A eleição de Rohani, o mais afastado da linha dura do ayatollah Ali Khamenei, prometeu uma carta de direitos cívicos, a recuperação da economia, francamente em crise, e a melhoria das relações diplomáticas e comerciais com o Ocidente.

Não foi evocada a questão central do projecto nuclear, demasiado sensível, inclusive aos olhos da população iraniana. Resta saber até onde o novo presidente do Irão terá capacidade de manobra, face à intransigência da "classe religiosa" protagonizada pelo Guia Supremo.


De qualquer forma, o dia de ontem foi de júbilo nas ruas de Teerão e de outras cidades, pela vitória do único candidato não extremista aceite pela "nomenklatura" dos ayatollahs que se encarrega da vigilância política, e também dos "bons costumes", numa sociedade cada vez maisi secularizada, instruída e apetrechada com as novas tecnologias da informação. Não subsiste qualquer dúvida que, para o bem e para o mal, a revolução nos meios de comunicação alterou por completo o status dos regimes totalitários.

A ver vamos...

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello. And Bye.