sexta-feira, 25 de março de 2011

PROTESTOS NA SÍRIA (II)



Os protestos anti-regime que se estão a verificar em todo o Mundo Árabe atingiram também a Síria. Conforme dissemos, a contestação iniciada a semana passada estendeu-se a todo o país, tendo-se registado os mais violentos incidentes em Dar'aa, curiosamente a cidade em que o coronel Lawrence da Arábia, conforme o mesmo registou no seu livro Seven Pillars of Wisdom, foi violado por um oficial turco em Novembro de 1917.

Ontem, mais de 20.000 sírios desfilaram na cidade durante os funerais de nove manifestantes mortos no dia anterior, entre as pelos menos 25 vítimas mortais dos incidentes desse dia, apesar do aparatoso dispositivo policial.

Estima-se que mais de 100 pessoas tenham sido mortas desde o início das manifestações, além de inúmeros feridos e detidos.

O conselheiro presidencial Buthaina Shaaban anunciou que o partido Baath, no poder, segundo orientação do presidente Bachar Al-Assad, estava a estudar o levantamento do estado de emergência, que vigora no país desde 1963, e a autorização da formação de partidos políticos. Correspondendo aos motivos dos protestos, o governo encara também o aumento dos ordenados dos trabalhadores da função pública, a garantia de serviços de segurança social e a publicação de uma lei que regule, com transparência, a comunicação social.

O conselheiro presidencial invocou ainda que a contestação que se verifica na Síria é também provocada por este país ser um dos pilares de resistência contra o sionismo expansionista de Israel. Acrescentou ainda que todas as manifestações pacíficas serão admitidas e que os incidentes que provocaram vítimas se deveram ao facto das forças policiais terem sido atacadas.

As manifestações dos últimos dias registaram-se especialmente em Damasco, Alepo, Baniyas, Dar'aa, Hama e Homs e foram objecto de enérgica repressão, já condenada por numerosos países.

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi em Dara'a que Lawrence foi violado por um oficial turco. A cena é muito bem descrita, embora não se vejam os pormenores, no filme "Lawrence da Arábia", onde Peter O'Toole interpreta o protagonista.