segunda-feira, 28 de março de 2011

MERCADOS E AGÊNCIAS DE NOTAÇÃO



As agências de notação financeira que decidem o rating dos bancos e dos países são geralmente indicadas pelos respectivos nomes. Sucedeu isso hoje com a Standard & Poor's, como tem acontecido com outras organizações similares em datas anteriores.

Quando se trata da colocação da dívida soberana nos mercados, sabemos as taxas de juro mas nunca vi, talvez distracção minha, o nome dos privados que nos emprestam dinheiro. Só temos conhecimento do Banco Central Europeu.

Ora era interessante, neste segundo caso, que as entidades fossem designadas pelos seus próprios nomes, e depois, para ambos os casos, que fossem também mencionadas as pessoas individuais que são responsáveis por definir os critérios e atribuir as respectivas classificações.

É que nunca conhecemos o nome de qualquer indivíduo interveniente nestas operações. Sabemos que o mundo (mesmo o aparentemente democrático) é dirigido por um governo-sombra de homens sem rosto, mas importava conhecer-se, pelo menos, os nomes de quem actua mais concretamente no terreno e a quem pudessem ser pedidas explicações das suas decisões. Mas talvez os sem-rosto tenham descido já ao escalão dos mercados e das agências e não se encontrará então qualquer interlocutor. Navegamos em território idêntico ao que Franz Kafka descreveu em O Processo.  Até quando?

1 comentário:

Anónimo disse...

Era bom conhecermos realmente quem são essas pessoas. Para os fins convenientes.