sábado, 26 de março de 2011

INCIDENTES EM LONDRES


Enquanto prosseguem as violentas manifestações no Mundo Árabe contra os regimes vigentes, a onda de inquietação começa a atingir, como se esperava, a Europa.


Hoje, em Londres, 500.000 pessoas protestaram contra os cortes previstos no Orçamento de 2011, integrando a "Marcha pela Alternativa" contra o governo conservador/liberal democrata, na maior manifestação de protesto realizada na capital britânica na última década. Estudantes, trabalhadores da função pública, pensionistas, e muitos outros cidadãos exprimiram a sua raiva contra a política de cortes levada a cabo pelo governo. Prevista como uma iniciativa grandiosa mas pacífica, não foi possível evitar, contudo, confrontos com a polícia, nomeadamente em Oxford Street, onde foram vandalizadas várias lojas, ignorando-se ao momento o número de feridos e detidos. Não há, por ora, notícia de vítimas mortais.
 .

O lider do Partido Trabalhista, Ed Miliband, discursando em Hyde Park, apelou ao primeiro-ministro David Cameron para que tivesse em consideração a indignação dos britânicos, recordando que a situação actual fazia lembrar os sinistros anos 80 da infame Margaret Thatcher.


Os europeus encontram-se muito revoltados contra a especulação do capitalismo financeiro internacional, que está a provocar a maior crise mundial desde o fim da Segunda Grande Guerra, e que retirou aos países a sua soberania (e aos governos a sua capacidade de governar), alienada esta a favor de entidades ocultas não sujeitas a sufrágio que pretendem dirigir secretamente os destinos do mundo.

Sem comentários: