quarta-feira, 30 de março de 2011

ATÉ GANDHI


Segundo uma nova biografia, colocada ontem à venda nos Estados Unidos, o grande líder Mahatma Gandhi, artífice da independência da Índia, seria racista, pedófilo e bissexual. Afirma o autor, Joseph Lelyveld, antigo editor-executivo do jornal "The New York Times", no seu livro Great Soul: Mahatma Gandhi and His Struggle With India, que Gandhi se entregava a "carícias nocturnas" com várias adolescentes, entre as quais uma sobrinha, e que manteve uma relação homossexual com o arquitecto e desportista alemão Hermann Kallenbach, que por sua causa deixou a mulher em 1908.

Hermann Kallenbach

Mais afirma o autor sobre Gandhi. Este, quando trabalhou como advogado na África do Sul, e tendo sido colocado numa prisão juntamente com negros, protestou, declarando compreender não o tratarem como branco, mas não aceitando igualmente ser colocado ao nível dos nativos, que considerava não civilizados.

Aguarda-se a polémica em torno desta recém-publicada obra.

4 comentários:

ZÉ DOS ANZÓIS disse...

Muito curioso. E porque não? É claro que isto vem sobressaltar a opinião pública, especialmente a indiana, e pôr em causa as anteriores e várias biografias de Gandhi.

Um terramoto político, literário e sexual. Ainda bem.

Anónimo disse...

Exactamente.

José Júlio França Neto disse...

Por que vocês não se manifestam com o nome próprio de vocês? Coragem!Como já dizia Albert Einsten : Do mundo dos fatos não conduz nenhum caminho para o mundo dos valores. De onde aquele senhor de idade tirava tanta força e ainda teve coragem de morrer evocando o nome de Deus?

Alexandre Frade Correia disse...

Quando se está a morrer até o ateu evoca o nome de Deus...Porque será?