quinta-feira, 10 de março de 2011

CONFRONTAÇÕES RELIGIOSAS NO EGIPTO


Pelo menos onze mortos e mais de 100 feridos é o balanço dos confrontos que opuseram anteontem e ontem milhares de muçulmanos e de coptas no Cairo. Os incidentes registaram-se na sequência dos primeiros terem incendiado a igreja de Shahedain (Os Dois Mártires), em Helwan, no sul do Cairo, na passada sexta-feira, e cuja reconstrução os coptas exigem.. O ataque a esta igreja provocou dois mortos.

Em protesto, os coptas bloquearam durante duas horas a autoestrada de Salah Salem, que passa por Muqattam, local de residência de muitos coptas e que é o acesso da praça da Ópera (antiga) ao aeroporto internacional do Cairo.

Entretanto, verificaram-se também confrontos na praça At-Tahrir, entre partidários do antigo regime e do campo pró-democrático, com destruição de contentores do lixo, caixas do correio, etc  Suspeita-se que a dissolução do corpo de segurança do Estado, uma das principais reivindicações dos jovens nas manifestações de Janeiro, possa ter levado os seus antigos membros a provocar os presentes incidentes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esperemos que as diferenças religiosas não prejudiquem a evolução pacífica do regime egípcio.