terça-feira, 3 de março de 2015

REGRESSO A LJUBLJANA: AS PONTES


Ponte dos Sapateiros

Sendo a cidade de Ljubljana atravessada por um pequeno rio, o Ljubljanica, natural é que existam várias pontes que permitam a ligação entre as duas margens.


Ponte dos Sapateiros

Reportando-nos apenas ao centro, importa referir as seguintes:


Ponte dos Sapateiros

- A Ponte dos Sapateiros (Čevljarski most) é uma das mais antigas da cidade. Começou por ser o local de permanência dos açougueiros, mas o mau cheiro da carne levou o imperador da altura a desalojá-los para outro local. As tendas devolutas foram então ocupadas por sapateiros, o que justifica o actual nome da ponte. Reconstruída várias vezes, numa das extremidades encontra-se um monumento ao presidente da Câmara Ivan Hribar (1895-1907), descerrado em 2010.

 
Ivan Hribar

Ivan Hribar


Ponte Ribji

- A Ponte Ribji trg (Ribji trg most) é uma pequena ponte que liga a Praça Ribji (Ribji trg) a um pequeno largo, onde se encontra uma estátua de Gustav Mahler, imediatamente antes da Praça do Congresso. 

Ponte Ribji
 
Gustav Mahler
 

 - A Ponte Tripla (Tromostovje) é um conjunto de três pontes ligando a Praça Prešernov (Prešernov trg) à Stritarjeva ulica na parte antiga da cidade. Desde 1280 que há referências à existência de uma ponte de madeira neste local, a Ponte Velha (Stari most) ou Ponte Inferior (Spodnji most). Em 1842 foi substituída por uma nova estrutura, em honra do arquiduque Francisco Carlos de Áustria. No pilar central ostenta ainda a inscrição «ARCHIDVCI. FRANCISCO. CAROLO. MDCCCXLII. CIVITAS». Em 1932 foram construídas duas pontes laterais, pedonais, renovadas em 1992. A partir de 2007 o triplo conjunto passou a ser exclusivamente pedonal.

 
Ponte Tripla
 
Ponte Tripla
 
Ponte Tripla


Ponte dos Açougueiros
 
Ponte dos Açougueiros


 
Ponte dos Açougueiros

- A Ponte dos Açougueiros (Mesarski most) é uma ponte pedonal que liga o Mercado Central de Ljubljana e a margem oposta (Petkovškovo nabrežje) e foi inaugurada em 2010. Aqui se haviam instalado os açougueiros quando foram desalojados da sua primitiva ponte, hoje Ponte dos Sapateiros. Está ornamentada com esculturas representando Adão e Eva expulsos do Paraíso, um Sátiro e Prometeu. Tornou-se usual os namorados pendurarem cadeados nos cabos de aço que servem de resguardo. simbolizando juras de amor eterno.

 
Ponte dos Dragões

 
Ponte dos Dragões

- A Ponte dos Dragões (Zmajski most) liga a Kopitarjeva ulica à Resljeva cesta, a norte da Praça Vodnikov. Foi aberta ao trânsito em 1901 e concluída em 1907. Foi dedicada ao imperador Francisco José, comemorando os quarenta anos do seu reinado (1848-1888). Está ornamentada com quatro estátuas de dragão em cobre e foi depois decorada com mais dezasseis pequenas estátuas de dragão. Segundo a lenda, Jasão, fundador de Ljubljana e os seus argonautas mataram aqui um dragão, que se tornou o símbolo da cidade.

 
Ponte dos Dragões

 
Ponte dos Dragões

 
Ponte dos Dragões


Ponte dos Dragões

 
Ponte dos Dragões

Ponte dos Dragões
 
Ponte dos Dragões

Ponte dos Dragões

Estas as pontes que atravessam, do sul para norte, o rio Ljubljanica, na parte central da cidade. 


Sem comentários: