domingo, 1 de março de 2015

REGRESSO A LJUBLJANA: O CASTELO



Continuando a recordar Ljubljana, onde estive há já alguns meses, escreverei hoje sobre o Castelo (Ljubljanski Grad), situado na colina que domina a cidade.


O castelo começou a ser construído cerca de 1200 AC e tornou-se um local estratégico para o exército romano. A mais antiga menção desta fortificação consta de um pergaminho, Nomina defunctorum (nomes dos mortos), conservado nos arquivos da Catedral de Udine e datado, provavelmente, do século XII, onde se menciona que o nobre Rodolfo de Tarcento, jurista do Patriarcado de Aquileia, outorgou ao patriarcado 20 quintas ao lado do castelo (castrum Leibach).



De acordo com vários documentos, em 1144 o castelo pertencia aos duques de Caríntia e em 1335 tornou-se propriedade da Casa de Habsburg. Foi praticamente demolido no século XV e a sua reconstrução iniciou-se a partir do século XVI. 



A missão fundamental do castelo era proteger o Império das invasões otomanas, bem como das revoltas dos camponeses.


 A Torre de Vigia foi construída em 1848.


Com o passar do tempo, não sendo habitado e perdendo importância militar o castelo ficou progressivamente arruinado, mas no século XIX foi parcialmente remodelado, para assumir as funções de prisão e de fortaleza, o que o tornou impopular. Entre os detidos mais famosos contam-se o revolucionário italiano Silvio Pellico, o primeiro-ministro húngaro Lajos  Batthyany e o célebre escritor esloveno Ivan Cankar.


Em 1905, o castelo foi adquirido pela Câmara de Ljubljana, cujo presidente, Ivan Hribar, pretendia lá instalar o museu da cidade. Este propósito não se concretizou, acabando a municipalidade por nele alojar famílias pobres, que ali permaneceram até finais dos anos sessenta do século passado. Nos anos noventa, após nova remodelação, passou a ser utilizado para festas de casamento e eventos culturais. É hoje um dos principais locais de atracção turística da cidade.


O funicular que liga a Praça Vodnikov ao cimo da colina, mesmo à entrada do castelo, foi construído em 2006. Este elevador é utilizado por todos aqueles que pretendem evitar o caminho pedestre, aliás não muito longo, que parte do largo junto à Igreja de S. Floriano e sobe pela encosta até a uma das portas do castelo.





Na base da encosta, no lado da entrada do funicular, fica a Praça Vodnikov, onde está instalado o Teatro de Marionetas. Em frente, a estátua de Valentin Vodnik (1758-1819), padre, poeta e jornalista esloveno, natural de Ljubljana, grande activista do tempo do Iluminismo.







Vistas a partir do Castelo:




Sem comentários: