domingo, 12 de agosto de 2012

GOLPE DE TEATRO NO EGIPTO



O presidente da República do Egipto, Mohamed Morsi, demitiu hoje das suas funções o marechal Mohamed Hussein Tantawi, presidente do Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA) e ministro da Defesa. Foram  também demitidos o tenente-general Sami Hafez Anan, que exercia as funções de vice-presidente do CSFA e de chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e os chefes de Estado-Maior do Exército, da Marinha e da Força Aérea. A semana passada, o presidente demitira já o Chefe dos Serviços de Informações, general Murad Mu'afi.

Para substituir Tantawi, Morsi nomeou Abdul-Fatah El-Sessi. Para substituir Anan foi designado Sidki Sayed Ahmed. O juiz Mahmud Mekki foi nomeado vice-presidente da República.

Morsi anulou ainda as alterações à Constituição ainda vigente, efectuadas pelo CSFA antes da eleições, e que restringiam largamente os poderes presidenciais.

O anúncio desta surpreendente remodelação foi anunciado há horas, na televisão estatal, por um porta-voz do presidente da República. Trata-se de uma prova de força entre a Irmandade Muçulmana, de que Morsi faz parte, e os militares, e não é certo que as Forças Armadas acatem a decisão presidencial

Aguardam-se, pois, as reacções das próximas horas, tanto no Egipto como a nível internacional.


1 comentário:

Anónimo disse...

Os egípcios estão a precisar de uma revolução a sério para ver se têm juízo. Creio que se caminha apressadamente para uma guerra civil que já é larvar no terreno.