sexta-feira, 24 de agosto de 2012

VÍTOR CONSTÂNCIO NO GERIFALTO



O mundo não pára de nos surpreender!

Aludi, no post anterior, à publicação do livro de Ricardo de Saavedra  António Manuel Couto Viana - Memorial do Coração: Conversa a Quatro Mãos.

Ora, a pág. 113 dessa obra, é referido que Vítor Constâncio, que foi ministro das Finanças, secretário-geral do Partido Socialista, governador do Banco de Portugal e é, actualmente, vice-governador do Banco Central Europeu, se estreou no palco (do teatro; no da política estrear-se-ia mais tarde), no primeiro espectáculo da Companhia de Teatro do Gerifalto, no Teatro da Trindade, em Dezembro de 1956 (tinha então 13 anos), interpretando, com o pseudónimo de António Ribeiro (a mania das máscaras), o protagonista da peça A Ilha do Tesouro, de Goulart Nogueira, baseada no romance de Robert Louis Stevenson, e encenada por António Manuel Couto Viana.

Não seguiu Vítor Constâncio, como todos sabemos e se refere a pág. 254-5 da mesma obra, a carreira do teatro propriamente dito. Mas é inegável que, atendendo às suas capacidades para representar, teria sido um bom actor, embora menos bem remunerado do que nas funções que vem desempenhando ao longo da vida.

1 comentário:

Anónimo disse...

O rapazelho era esperto e, viu logo na época, que aquele tipo de representação não levava a parte alguma, ao menos, no capítulo financeiro. Daí, ter enveredado por outras representações, de facto, muito mais apelativas em todos os aspectos. E continua!!!... É de facto "um artista".
Marquis