quarta-feira, 11 de abril de 2012

ANTÓNIO DE SPÍNOLA


Passam hoje 102 anos sobre o nascimento, em Estremoz, do marechal António Sebastião Ribeiro de Spínola, que foi o primeiro presidente da III República Portuguesa. Militar ilustre, foi um dos opositores à fase final do Estado Novo e o presidente da Junta de Salvação Nacional instaurada após a revolução de 1974.

Tendo-se distinguido na carreira das armas, foi agraciado, "pelos feitos de heroísmo militar e cívico", com a grã-cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, a mais alta condecoração portuguesa. O seu livro Portugal e o Futuro, serviu de detonador para o golpe militar de 25 de Abril, que levou à queda do regime.

A sua efémera passagem pela chefia do Estado (15 de Maio a 30 de Setembro de 1974) não se revelou tão esclarecida como o fora a sua carreira militar, até porque o clima político em Portugal, nesse período agitado da vida nacional, não se compaginava com as suas características pessoais.

Deve, contudo, assinalar-se a data, para memória futura.

6 comentários:

Anónimo disse...

Teve como muita gente, ideais de pureza patriótica, mas também não esteve isento de alguns "pecadilhos" comuns à própria falta de experiência política que esteve na génese de erros, de que hoje estamos a pagar bem caros. No entanto, considero que acima de tudo, procurou dignificar e apaziguar toda a rebaldaria que se seguiu. Foi acima de tudo um grande militar.
S. Guimarães

Anónimo disse...

... e também um grande patriota, disso, não tenho a mais pequena dúvida.
Marquis

Xico disse...

Não tenho dúvidas sobre o patriotismo deste grande homem que admiro. Fiz um comentário aqui sobre o apoio ou não apoio ao antigo regime. Fui censurado? Ofendi alguém?

Blogue de Júlio de Magalhães disse...

PARA XICO:

Com certeza que não foi censurado. Não se pratica a censura neste blogue, salvo em algum caso que se encontre legalmente proibido. Aliás, tal nunca se verificou.

Acontece que, pura e simplesmente, o seu comentário não chegou.

Xico disse...

Obrigado pela resposta. A falha deve ter sido minha.

A.L.SAMEIRO disse...

TENHO A IMPRESSÃO QUE FOI UM HOMEM INTEIRO.CONHECI ALGUNS HOMENS DO SEU BATALHÃO,O MÍTICO 355 DE CAVALARIA.O SEU SEGUNDO COMANDANTE FOI O SAUDOSO MAJOR SÁ NOGUEIRA,QUE DEPOIS DE TER DE SAIR DO EXÉRCITO FOI DIRECTOR DO BFB.NO INSTITUTO AUDIOVISUAL FRANCES ESTÁ UM PEQUENO FILME DA GUERRA DA GUINÉ.ALI SE VÊ A VALENTIA DAQUELE HOMEM.