terça-feira, 20 de março de 2012

TUNISIA: ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA


Muitos milhares de pessoas, envolvidas na bandeira tunisina e cantando o hino nacional, desfilaram hoje, dia do 56º aniversário da independência da Tunísia, na avenida Bourguiba, a principal artéria da capital, entre o Teatro Municipal e o Ministério do Interior, próximo da praça 7 de Novembro de 1987 (que entretanto deve ter mudado de nome).

Trata-se da maior manifestação em Tunis, desde o derrube do regime do presidente Ben Ali, conforme se lê aqui. Os manifestantes clamam por um Estado civil, contra os que reclamam que a sharia seja a fonte de inspiração da nova Constituição, em elaboração na Assembleia Nacional Constituinte.

Existe grande receio por parte dos tunisinos que o partido que venceu as eleições, o partido islâmico Ennahda, pretenda impor um modelo retrógrado de sociedade a uma população que se habituou, durante o tempo de Bourguiba e de Ben Ali (apesar do regime repressivo deste último), a um estilo de vida mais "ocidental" que não se compadece com as restrições moralistas (aliás hipócritas) patrocinadas pela Arábia Saudita e pelos países do Golfo, os grandes financiadores da regressão civilizacional.

É preciso que os tunisinos se unam nesta batalha por uma democracia autêntica, que não é incompatível com o Islão, mas talvez não agrade aos próceres dos partidos islâmicos, na Tunísia como em outros países árabes, que sonham com um regresso ao Califado.

Sem comentários: