domingo, 25 de março de 2012
ANTONIO TABUCCHI
Morreu hoje em Lisboa, aos 68 anos, vítima de cancro, o escritor italiano Antonio Tabucchi, uma das grandes figuras da literatura italiana, portuguesa e europeia do nosso tempo.
Professor da universidade de Siena, Tabucchi apaixonou-se muito cedo por Portugal, depois de ler, em tradução francesa, uma antologia poética de Fernando Pessoa, que incluía "Tabacaria", poema que o levou a aprender a língua portuguesa. Com 22 anos veio pelo primeira vez a Portugal, e desde então não mais deixou de visitar assiduamente o nosso país. Nele acabaria por morrer,
Casado com Maria José de Lencastre, a autora da primeira fotobiografia de Fernando Pessoa, Tabucchi traduziu Pessoa para italiano e organizou a publicação na sua língua das obras do poeta.
Escreveu sobre Pessoa (pessoana mínima, 1984 e Os Últimos Três Dias de Fernando Pessoa, 1995) , sobre Portugal (Afirma Pereira, 1994 e A Cabeça Perdida de Damasceno Monteiro, 1997), e mesmo directamente em português (o romance Requiem), ainda que quase toda a sua obra esteja traduzida na nossa língua.
Deixando para o obituário uma mais desenvolvida notícia da sua vida e obra, importa contudo referir que, como apaixonado da língua e da literatura portuguesa, poderíamos mesmo escrever, como um apaixonado de Portugal, Antonio Tabucchi foi, no estrangeiro, um incansável divulgador da cultura portuguesa, que, com a sua morte, perde um precioso amigo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário