quinta-feira, 7 de junho de 2012

A "REVOLTA CULTURAL"



Segunda relata o "Diário de Notícias", o cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo,  «apelou hoje aos líderes europeus para que mantenham a dignidade da pessoa humana no centro da resposta à crise, e defendeu que a solução só será encontrada com uma "revolta cultural"». 

Durante a homilia da missa da festa do Corpo de Deus, na Sé de Lisboa, em que estiveram presentes representantes europeus das igrejas católica e ortodoxa, que participam no III Fórum de Diálogo entre as Igrejas, o cardeal-patriarca afirmou que «com a adulteração cultural que se tem realizado, no centro da qual deveria estar a pessoa humana na sua dignidade e na sua vocação de fraternidade, sem uma revolta cultural, a Europa poderá encontrar soluções precárias, mas não a solução". 

Também o cardeal-arcebispo de Budapeste e presidente da Comissão das Conferências Episcopais, Peter Erdo, presente na cerimónia, associou-se às palavras de D. José Policarpo, declarando: «Estamos convictos de que a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa têm unanimidade na forma de olhar para a actualidade. Encontrámo-nos para falar da crise económica e da pobreza na Europa. Não somos especialistas em economia, mas antes de qualquer proposta técnica queremos partir da expectativa da fé e antes de propor princípios de moral, temos que olhar para a realidade».

Começa a ser visível o mal-estar dos dirigentes das igrejas cristãs na Europa relativamente à situação que se vive no continente e à ineficácia das políticas aplicadas. O próprio Papa já se referiu com veemência ao problema e só a insanidade de alguns políticos, capitaneados pela luterana Angela Merkel, tem levado ao protelamento das medidas indispensáveis para colocar o homem, e não o dinheiro, no centro das preocupações internacionais. 

É que a revolta cultural, agora preconizada por D. José Policarpo, poderá degenerar em revolta tout court, se não forem adoptadas providências, com a urgência que a situação reclama.

Sem comentários: