quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ATAQUE EM ISTAMBUL


Palácio Topkapi (entrada)

Um homem armado disparou hoje vários tiros no interior do Palácio Topkapi, uma das principais atracções turísticas de Istambul, ferindo um soldado e um guarda, antes que os snipers da polícia turca o tivessem abatido. Muitos dos turistas que na altura visitavam a antiga residência dos sultões otomanos atiraram-se para o chão, enquanto se sucediam os disparos.

Palácio Topkapi (vista aérea)

Segundo a Associated Press, o homem, um líbio com nacionalidade síria e que teria entrado na Turquia há três dias, chegou ao palácio num carro de matrícula síria minutos depois do ministro turco dos Negócios Estrangeiros ter anunciado a aplicação à Síria de severas sanções económicas.

Os tiros ouviram-se no exterior das muralhas que cercam os vários edifícios que compõem o palácio, a histórica zona de Sultanahmet, que inclui a antiga catedral de Santa Sofia e a Mesquita Azul, e provocaram algum pânico entre as pessoas que se encontravam no local.

Segundo informações de fontes oficiais não identificadas, o atacante, líbio/sírio como escrevemos, tinha 36 anos e chamava-se Samir Salem Ali Elmadhravi. As novas autoridades da Líbia declararam entretanto não ter informações sobre o autor dos disparos.

Dada a actual posição da Turquia em relação à Síria, existe o receio de que possam ser cometidos mais atentados em território turco, especialmente nos locais turísticos, e também em França, Reino Unido e Estados Unidos, países que têm defendido maiores sanções ao regime de Damasco, incluindo mesmo uma acção militar.

Considerando as pressões igualmente exercidas sobre Teerão nesta altura, é de prever um agravamento da situação no Médio Oriente, com consequências imprevisíveis.

1 comentário:

Zephyrus disse...

Mais uma vez recordo a carta de Albert Pike...