quarta-feira, 10 de março de 2021

MAOMETTO SECONDO

Recebi esta semana o DVD de Maometto Secondo, de Rossini, que se estreou  no Teatro di San Carlo, de Nápoles, em 3 de Dezembro de 1820. A ópera tem libretto de Cesare della Valle com aditamentos e arranjos de Gaetano Rossi e revisão de Claudio Scimone. A presente gravação teve lugar no Teatro La Fenice, de Veneza, em Fevereiro de 2005, com interpretação da orquestra do Teatro, dirigida por Claudio Scimone e uma interessante encenação de Pier Luigi Pizzi. O jovem tenor Maxim Mironov, que conhecemos doutros palcos, muito bem na personagem de Paolo Erisso, governador de Negroponte. E o baixo Lorenzo Ragazzo igualmente bem em Mehmet II. Tal como as demais personagens. Mas deve censurar-se Rossini por ter atribuído o papel do jovem general Balbo a uma meio-soprano (a menos que houvesse ponderosas razões à época). É que nesta gravação a personagem é interpretada por Anna Rita Gemmabella o que, para além de ser um travesti, significa ver em cena alguém que poderia ser talvez a mãe de Balbo, pela idade e pelo porte físico. Eu sei que já não existiam castrati naquela altura, mas o compositor poderia ter confiado o papel a uma voz de tenor.

A presente versão corresponde apenas parcialmente à que foi apresentada em Nápoles na estreia absoluta, estando mais próxima da que teve lugar no próprio Teatro La Fenice, em 26 de Dezembro de 1822.

Possuo uma outra gravação, mas em LP (aliás a primeira gravação da obra), com a Philharmonia Orchestra, curiosamente também dirigida por Claudio Scimone, apresentada no Kingsway Hall, de Londres, em Dezembro de 1983. Nesta edição seguiu-se a versão inicial de Cesare della Valle, duque de Ventignano, a que é habitualmente utilizada.

Mantendo embora os dois actos, a versão veneziana possui mais uma cena do que a napolitana, inclui uma abertura e tem estruturas cénica e musical substancialmente diferentes. Os especialistas poderão estabelecer a comparação e fazer as suas opções.

Pessoalmente, prefiro a versão de Nápoles, a da estreia absoluta.


Sem comentários: