quarta-feira, 24 de março de 2021

L'ITALIANA IN ALGERI

Recebi na semana passada o DVD da ópera L'Italiana in Algeri (1813), de Rossini, obra dos primeiros anos do célebre compositor. Como acontece com a maior parte das óperas de Rossini, também desta existem versões não coincidentes, já que o compositor introduzia modificações à medida que elas eram produzidas em palco.

O presente DVD foi gravado em 2006, na Adriatic Arena, de Pesaro, sendo o espectáculo integrado no Rossini Opera Festival em co-produção com o Teatro Comunale di Bologna. O desempenho coube à Orquestra do Teatro Comunale di Bologna, dirigida por Donato Renzetti e ao Prague Chamber Choir, sendo os principais intérpretes o contralto Marianna Pizzolato (em Isabella, a Italiana), o baixo Marco Vinco (no Bey Mustafá) e o jovem e bonito tenor russo Maxim Mironov (em Lindoro), todos com óptimas vozes. A encenação (e também cenário e figurinos) foi do falecido homem do teatro e das letras Dario Fo (1926-2016), Prémio Nobel da Literatura em 1997, e de quem se comemora hoje o 95º aniversário do nascimento.

Assinale-se que a encenação desta ópera buffa, com todos os condimentos que Rossini utilizou nas suas óperas congéneres, é plena de inteligência, de divertimento e de inventividade, acompanhando no palco o ritmo da música, e criando por isso um notável espectáculo, a que nem sequer faltam os animais de um zoo (homens travestidos de animais) para alegrar o palácio do Bey de Argel.

Possuo uma antiga versão (diferente, especialmente no 2º acto) desta ópera, em LP (s/d, provavelmente anos 80)), com Lucia Valentini Terrani (Isabella), Wladimiro Ganzarolli (Mustafá) e Francisco Araiza (Lindoro), Capella Coloniensis e direcção do maestro Gabriele Ferro.

Sem comentários: