sexta-feira, 5 de março de 2021

LA FANCIULLA DEL WEST

Recebi esta semana La Fanciulla del West, que ainda não possuía em DVD. Tenho uma gravação já antiga em LP e creio que vi a ópera em palco apenas uma vez. Encomendei agora esta versão por ser interpretada pelo Kaufmann e por se encontrar na Amazon a metade do preço habitual dos dvd's de ópera.

Confesso que não gosto do argumento passado no Far-West, que se deve a alguma leviandade de Puccini, que já havia introduzido um tenente da marinha americana e um cônsul dos Estados Unidos na sua Madama Butterfly, pecados só redimidos pelo facto da ópera se passar em atmosfera nipónica e o tenente Pinkerton ser um símbolo de traição. 

Já Dvorák se deixara tentar pelo Novo Mundo, ainda que a sua Sinfonia nº 9 seja uma peça agradável. Mas a América do Norte não é, realmente, propícia a devaneios operáticos, sendo de recear sempre o pior.

Estreou-se La Fanciulla del West na Metropolitan Opera House, como teria de ser, em 10 de Dezembro de 1910, sob a direcção de Arturo Toscanini, com Emmy Destinn, Enrico Caruso e Pasquale Amato nos principais papéis. Todavia, nunca obteve o sucesso de outras óperas de Puccini, nomeadamente da Tosca. Nos nossos dias, é raramente apresentada nos palcos europeus e não se nota a falta.

O presente DVD é uma gravação ao vivo do espectáculo realizado na Wiener Staatsoper em Outubro de 2013, exactamente cem anos depois da sua première naquela sala, em 24 de Outubro de 1913. Talvez tenha sido a única razão da reposição. Dirige a orquestra o maestro Franz Welser-Möst, sendo a encenação de Marco Arturo Marelli e os principais intérpretes Nina Stemme, em Minnie (já agora poderia ser Mina), Jonas Kaufmann, em Dick Johnson e Tomasz Konieczny, em Sherif Jack Rance.

A execução cumpre o essencial, quer instrumental, quer vocal, quer cenicamente. Mas a música não me é agradável (desejo de incorporar a ambiência da vida dos imigrantes tentados pelo ouro, que só poderiam produzir o país que hoje lá existe)  e está muito longe das famosas obras do Mestre. Nem imagino o que levou Puccini a adaptar a peça The Girl of the Golden West (1905), de David Belasco.

A minha gravação em LP (de 1978) tem interpretação da orquestra da Royal Opera House Covent Garden, dirigida por Zubin Mehta, sendo intérpretes Carol Neblett (Minnie), Placido Domingo (Dick Johnson) e Sherrill Milnes (Sherif Jack Rance). Só o ouvi uma vez.

O recém-chegado DVD será devidamente encerrado na minha vídeoteca.

Sem comentários: