sexta-feira, 23 de agosto de 2019

SALÓNICA XXV - IGREJA DE SANTA SOFIA



A  Igreja de Santa Sofia (Ἁγία Σοφία), [da Santa Sabedoria], fica situada na praça homónima e é uma das mais antigas da cidade que ainda permanece conservada.


No seu lugar existia desde o século III uma igreja sobre a qual foi erguida a actual basílica, no século VIII, segundo o modelo da Basílica de Santa Sofia, em Constantinopla. Em 1205, por ocasião da Quarta Cruzada, foi a mesma convertida em catedral de Salónica, assim permanecendo até que a cidade regressou ao poder do Império Bizantino. Quando Salónica foi tomada por Murad II, em 29 de Março de 1430, a igreja foi convertida em mesquita, continuando nessa qualidade até à libertação do território da dependência do Império Otomano, em 1912.



O edifício tem a forma de uma cruz grega, com cinco naves, e uma cúpula sobreposta. A decoração da igreja sofreu sucessivas alterações com a questão dos Iconoclastas. Actualmente, o mosaico da cúpula representa a Ascenção, sendo a imagem cercada pelas figuras da Virgem, dos Doze Apóstolos e de dois anjos.



Foi restaurado no princípio do século passado, devido aos estragos do incêndio de 1890. E foi novamente atingido pelo grande incêndio de 1917. Posteriormente, foi objecto de obras de beneficiação.

Escultura em frente de Santa Sofia
Idem

Sem comentários: