domingo, 18 de agosto de 2019

SALÓNICA XXIV - IGREJA DOS SANTOS APÓSTOLOS



A Igreja dos Santos Apóstolos (Agioi Apostoloi) fica situada na rua Polignotou, junto às muralhas da cidade e próximo da Praça da Democracia.



Foi fundada em 1310-14, pelo patriarca Nífon I de Constantinopla e seria a igreja principal de um mosteiro dedicado à Virgem Maria, como é atestado pela inscrição num lintel de mármore sobre a entrada.



Construída em forma de cruz,  possui na parte norte da galeria uma capela dedicada a São João Baptista. Uma sacristia e uma câmara funerária subterrânea existem na parte sul. O interior da cúpula exibe uma pintura de Cristo Pantocrator e dos profetas. A decoração do interior é uma combinação de mosaicos (na parte superior das paredes) e de pinturas (na parte inferior), mandadas executar pelo abade Pavlos, discípulo de Nífon.



Os mosaicos desta igreja são considerados obras-primas da arte bizantina, a par com os da igreja de Chora, em Constantinopla.



Foi convertida em mesquita nos anos 1520-30 pelos turcos, tendo sido danificados muitos mosaicos e os frescos pintados de branco. Depois da libertação da cidade, em 1912,  o templo foi restituído ao culto cristão.



As escavações em torno do monumento começaram em 1995 e prosseguem. A igreja foi restaurada em 1940 e novamente depois do terramoto de 1978.





Sem comentários: