sábado, 10 de agosto de 2019

O MARECHAL LYAUTEY





Comprei este livro, Auprès de Lyautey, de Wladimir d'Ormesson (1963), num alfarrabista francês, há mais de três décadas, numa altura em que estive especialmente interessado no marechal Lyautey, uma das mais relevantes figuras do universo militar e político francês da primeira metade do século passado. Por razões diversas, designadamente a falta de tempo, só agora consegui lê-lo.

Importa fazer uma referência ao marechal e à sua obra. Hubert Lyautey (1854-1934), oriundo de uma família nobre, seguiu a carreira militar, distinguiu-se nas guerras coloniais (Tonquim e Madagáscar) e veio a ser o primeiro Residente Geral da França em Marrocos (os tempos do Protectorado), exercendo essas funções de 1912 a 1916. Tendo sido chamado a Paris para ocupar a pasta da Guerra no gabinete de Aristide Briand em Dezembro de 1916, regressa a França, mas pouco tempo permanece no lugar, considerando que nas circunstâncias ocorrentes a sua participação não só era inútil como pouco dignificante. Aceite a demissão, é-lhe proposto o regresso ao anterior lugar em Marrocos (1917), o que vem ao encontro dos seus desejos. Lyautey foi toda a vida um apaixonado por Marrocos e um amigo dos árabes. O marechal foi pela segunda vez Residente Geral até 1925, data em que regressou definitivamente a França. Em 1927, aceitou o lugar de Alto-Comissário da Exposição Colonial Internacional de Paris.

Marechal Lyautey

A obra de Lyautey em Marrocos é imensa. Pacificou o território, consolidou o poder dos sultões, que era contestado pelos poderosos paxás, desenvolveu a economia, criou notáveis infraestruturas, impulsionou a educação, melhorou significativamente os cuidados de saúde, e impôs, tanto quanto possível, um tratamento igual para os europeus e os autóctones, o que lhe valeu muitas críticas dos franceses que entendiam gozar de um estatuto privilegiado. Ficou a dever-se a Lyautey a interdição de entrada dos não muçulmanos nas mesquitas, que não decorre de qualquer princípio islâmico mas da sua vontade de que os marroquinos não fossem incomodados nas suas orações. Esta restrição foi adoptada em todo o norte de África e só este ano pude entrar livremente numa mesquita em Tunis. Desde há duas décadas que existia uma excepção: a mesquita de Hassan II, em Casablanca, que se podia visitar, excepto à 6ª feira, em visita guiada e com entrada paga.

Não é pretensão deste post fazer a biografia do marechal (há muitas biografias publicadas), mas o livro de d'Ormesson é dalguma forma uma biografia do tempo em que o autor foi oficial às ordens do marechal.

Wladimir d'Ormesson

Wladimir d'Ormesson (1888-1973) foi apresentado a Lyautey em Paris, em 1911, no jantar de uma condessa, quando cumpria serviço militar. Parece que Wladimir era um rapaz muito bonito e desde há muito tempo que são públicas as inclinações homófilas de Lyautey. Assim, este arranjou forma de levar Wladimir com ele para Marrocos, tanto mais que o marechal era um homem interessado na cultura e o rapaz, de famílias nobres e cultas (os condes d'Ormesson), correspondia aos seus interesses, acabando por funcionar também como uma espécie de secretário particular. Diga-se que Wladimir era tio do recentemente falecido escritor Jean d'Ormesson, decano da Academia Francesa. Wladimir haveria de ser também, mais tarde, membro da Academia, além de diplomata, escritor e jornalista.


Wladimir permaneceu com Lyautey em Marrocos, durante o primeiro período  (1912-1916), acompanhou-o depois a Paris, quando o marechal foi ministro da Guerra, e regressou com ele a Marrocos, onde se manteve até Dezembro de 1917, data em que regressou a França, por motivos de saúde, com grande e óbvio pesar do seu chefe.


O presente livro, além de considerações políticas gerais, é a reconstituição dos apontamentos que d'Ormesson diariamente tomava sobre a actividade do marechal.

Segundo a sua vontade, Lyautey foi inumado em Marrocos, tendo ficado sepultado no parque da então Residência Geral da França. Mais tarde, os seus restos mortais, por sugestão de Mohammed V ao general de Gaulle, foram repatriados e o seu túmulo encontra-se hoje nos Invalides, em Paris.


Curiosamente, não existe no livro a mais ténue referência às inclinações do marechal, o que é até compreensível, tanto mais que elas poderiam sugerir algum comprometimento do autor. Mas já é mais estranho que d'Ormesson refira as amizades literárias do marechal, e omita nomes como os de Jean Cocteau, André Gide, Jean Schlumberger, Roger Martin du Gard, e outros, todos eles claramente homossexuais, que frequentavam Lyautey. Mas isto é apenas um pormenor.  O escritor André Maurois é autor de uma das mais importantes biografias de Lyautey, que todavia ainda não li. Também ele foi um dos escritores recebido em Marrocos, mas não é suposto partilhar das inclinações dos anteriores.

Túmulo de Lyautey nos Invalides

Sobre a acção pormenorizada de Lyautey em Marrocos, os interessados têm também à disposição uma obra fundamental, em três volumes, de Daniel Rivet: Lyautey et l'institution  du protectorat français au Maroc (1996).


Sem comentários: