sexta-feira, 16 de agosto de 2019

SALÓNICA XXII - MESQUITA DE HAMZA BEY




A Mesquita de Hamza Bey situa-se na Via Egnatia, próximo do cruzamento com a rua Venizelos. Foi mandada construir em 1467/8 por Hafsa Hatun, filha de Hamza Bey. É a mais antiga mesquita de Salónica. Danificada por terramotos e incêndios, foi renovada em 1619, ano em que foi retirada da entrada a inscrição da sua dedicatória.


Quando cessou a ocupação de Salónica pelo Império Otomano, a mesquita deixou de funcionar como edifício religioso e tornou-se propriedade do Banco Nacional da Grécia, servindo então para alojar diversos serviços militares.


Declarada monumento protegido em 1926, foi vendida a privados em 1928, tendo servido como centro comercial e cinema (o Alkazar), sofrendo profundas modificações.
Em 2006, foi entregue ao Ministério da Cultura, que iniciou trabalhos de restauro que duram até hoje. Um dos problemas da reconstrução tem a ver com as obras do nunca concluído metropolitano de Salónica, cuja linha passará sob a Via Egnatia. Acontece que à medida que os trabalhos de perfuração do solo vão prosseguindo, são constantemente encontradas ruínas antigas e os mesmos suspensos para verificação e preservação dos achados. Neste momento uma parte da zona envolvente encontra-se a céu aberto para a construção da estação de metro de Venizelos.


A mesquita conserva a sua cúpula mas o minarete foi removido em 1925.


Sem comentários: