terça-feira, 25 de outubro de 2022

O HOMEM DIGITAL

Foi publicado no mês passado mais um interessante livro de Daniel Cohen, fundador e presidente da École d'Économie de Paris. Intitula-se Homo Numericus - La "civilisation" qui vient.

No centro do novo mundo: o Homo numericus é um ser submerso em contradições. Quer controlar tudo mas é ele próprio irracional e impulsivo, impelido a comportamentos aditivos por esses mesmos algoritmos que vigiam os mínimos pormenores da sua existência.

 

- L'amour? Désormais, c'est Tinder

- Le bureau? En télétravail!

- Un nouveau job? Ce sont les algorithmes qui recrutent!

- Les partis politiques? C'est sur Twiter

 

Porque é difícil proceder a um resumo do livro, resolvi publicar a introdução, que traduzo, porque o francês já não é hoje, infelizmente, uma língua geralmente conhecida.

 

«Num dos episódios mais significativos da série britânica de sucesso, Black Mirror,  uma rapariga perde o marido, morto num acidente de automóvel, no dia em que fica a saber que se encontra grávida dele. Graças à inteligência artificial que expurga as conversas telefónicas, vídeos e mails do seu defunto companheiro, este ressuscita digitalmente, de forma perfeita, com as suas entoações, as suas intuições, as respostas às perguntas que ela faz... A força da série reside no facto que ela não parece senão um ponto em avanço sobre os mundos possíveis. Explora a nossa capacidade para aceitar o empreendimento de novas tecnologias para lá dos limites destas, tomando como hipótese que os obstáculos são doravante menos técnicos que sociais ou psicológicos.

A ideia de que se possa ressuscitar os mortos a partir do seu "histórico" é totalmente angustiante e perfeitamente credível. Os programas impulsionados pela inteligência artificial (IA) mergulham na personalidade dos seus utilizadores. Ao reconhecer as entoações da sua voz, a forma do seu rosto, ao identificar as arestas do seu vocabulário, apreendem os humores e as aspirações de cada um. Grande número de recrutamentos para um emprego ou uma universidade fazem-se agora online, a IA pré-seleccionando, numa lista de pretendentes que pode cifrar-se em dezenas de milhares de pessoas, os raros candidatos que terão a sorte de encontrar, na última linha linha, um examinador humano. O amor não escapa a esta bobina. Como o mostra magnificamente a socióloga Eva Illouz, os programas do Tinder permitem industrializar a relação amorosa reduzindo o tempo passado a cortejar, limitando o amor ao "just fuck"! As emoções, os desejos e os medos passam sob o corte dos novos algoritmos que transformam de alto a baixo as relações afectivas. Uma nova economia, uma nova sensibilidade, novas tecnologias: à imagem da grande transformação que a revolução industrial produziu, a revolução digital está em vias de provocar uma revisão radical da sociedade e das suas representações.

Na nova sociedade que se anuncia, não se trata já de comprar objectos, aspiradores ou máquinas de lavar, mas de consumir os seus próprios fantasmas, individuais ou colectivos. Em termos económicos, pode dizer-se que a revolução digital "industrializa a sociedade post-industrial": designando este termo um mundo em que o essencial da actividade não consiste já em cultivar a terra ou a fabricar bens manufacturados mas a ocupar-se dos próprios humanos, do seu corpo e do seu imaginário. Online, tudo está feito para que divertir-se, educar-se, tratar-se ou cortejar seja acessível ao menor custo...

De maneira totalmente imprevista, a pandemia do Covid serviu de catalisador a essa grande transformação. Os ganhadores da crise foram as Amazon, Apple, Netflix, as firmas cuja capitalização bolsista explodiu durante o confinamento. Elas permitiram télé-trabalhar, fornecer-se de mercadorias sem ter de ir a uma loja, distrair-se sem se deslocar a um teatro ou a uma sala de concerto. Todos pudemos compreender a intenção do capital digital: reduzir ao máximo o custo das interacções físicas, dispensando encontros cara a cara. Para gerar rendimento, ele desmaterializa as relações humanas, privando-as da sua carne.

Os algoritmos representam à escala da sociedade no seu conjunto o papel que foi ontem o da cadeia de montagem na organização do trabalho. Não é só a gestão dos corpos que é optimizada, é a psique dos humanos que é "taylorizada". Os motores de pesquisa guiam os utilizadores da Net para sites de encontros ou de opiniões que lhes são adequados, encerrando-os na prática em novos ghettos digitais. Uma vez que está obcecado pela procura de uma gestão "eficiente" das relações humanas, o novo capitalismo cria, de maneira totalmente contraditória, um Homo numericus irracional e impulsivo. "Demasiadas imagens, sons e solicitações provocam défices de concentração, sintomas de hiperactividade e condutas aditivas", escreve Michel Desmurget num livro apropriadamente chamado: A Fábrica do cretino digital. Longe de trazer uma nova agora, um lugar de discussão onde as ideias circulem e se troquem, as redes sociais provocam uma radicalização totalmente imprevista do debate público. Os discursos odiosos contra os seus adversários tornaram-se a norma destas novas "conversas". Não são informações que se procura na Net mas crenças que se consomem como um bem vulgar, cada um encontrando no grande armazém digital a verdade que lhe convém, como na peça de Pirandello. 

Salvo a cair num determinismo que pretenderia que a tecnologia detivesse, apenas ela, a chave das civilizações, a transformação em curso não pode compreender-se se não se tomar em consideração o processo histórico de que ela constitui um momento. A revolução digital leva ao paroxismo a desintegração das instituições que estruturavam a sociedade industrial, quer se trate das próprias empresas, dos sindicatos, dos partidos políticos ou dos médias. Este processo é ele próprio o produto directo do choque liberal dos anos oitenta, que quis estender o lugar do mercado e da competição em toda as dimensões possíveis, sem mediações, sem corpos intermédios. O télé-trabalho, que poderia ser o legado mais durável do Covid, inscreve-se num longo processo de desestruturação das firmas individuais a favor da externalização das tarefas e da individualização das remunerações. Mas a sociedade digital alimenta-se também, de maneira subliminar, da contra-cultura dos anos sessenta e da sua crítica da verticalidade do poder e das instituições. Vencido pela revolução liberal, o espírito dos sixties erra como um fantasma nas redes sociais, dando-lhes um tom resolutamente anti-sistema ao mesmo tempo que elas se tornaram o sistema. Como o sociólogo americano Fredric Jameson dizia da post-modernidade, a transição actual oferece uma forma de "compensação" ao fracasso político da revolução cultural ao adaptar a sua linguagem. O velho Isaac poderia dizer: é a voz de Dylan e a mão de Thatcher. [Génesis 27, 22: "A voz é a voz de Jacob mas as mãos são as mãos de Esaú."]

O homem digital que herda esta filiação estranha é simultaneamente solitário e nostálgico, liberal e anti-sistema. Foi apanhado na armadilha de uma sociedade reduzida à agregação dos indivíduos querendo escapar ao seu isolamento constituindo comunidades fictícias. A ideia de uma sociedade oferecendo a cada um a possibilidade de se envolver sozinho em mil conversas paralelas é todavia um mito cansativo de utilizar. Os Gilets jaunes fizeram ouvir ruidosamente que a solidão social era o mal mais profundo, a própria causa dos suicídios segundo Durkheim, o pai da sociologia francesa, e que os laços virtuais não curavam o desejo de viver em carne e osso entre os humanos. "Os homens vivem acima dos seus meios psíquicos", dizia o psicanalista Pierre Legendre. A fórmula é forte e pode ser generalizada: na verdade o homem vive simplesmente acima dos seus meios, quer sejam psíquicos ou ecológicos. As catástrofes que se desfiam desde o princípio do século mostram que alguma coisa não caminha do lado do "mundo real". Golpe após golpe, o Covid e depois a guerra na Ucrânia, lembraram à sua maneira que a vida já não era um jogo de vídeo.

A boa nova, é que não vivemos numa série de ciência-ficção. As tecnologias não têm o controlo das nossas vidas. Elas prolongam e amplificam as tendências da sociedade, dando corpo às nossas pulsões latentes, mas não as inventam.

À sua maneira, perversa, a revolução digital desenha também no vazio um caminho exaltante: o que conduz a um mundo em que toda a palavra mereceria ser escutada, sem verdade transcendente. Explora uma nova maneira de viver que é sem precedente na história das civilizações, a de uma sociedade pretendendo-se simultaneamente horizontal e laica: sem a verticalidade que prevalecia ainda na sociedade industrial, sem a religiosidade das sociedades agrárias, talvez mais próxima dos caçadores-colectores, se possível sem as superstições.

A estrada é comprida para compreender simplesmente o que uma tal utopia significa. As redes sociais dão instrumentos para a concluir, mas na condição de reinventar todas as utilizações. É preciso aceitar este desafio, fazer esse esforço de imaginação inédito de pensar uma sociedade desejável com os meios que dá aquela que queremos deixar.»

O livro compõe-se de duas partes:

I - L'Illusion numérique: 1) Le corps et l'esprit; 2) Abêtir et punir; 3) En attendant les robots; 4) Anomie politique

II - Le Retour du réel: 5) L'immaginaire social; 6)  Winter is coming; 7) Sans cent ans

 

Aguarda-nos, aos que ainda cá estiverem, um mundo assustador!!!

 

Sem comentários: